Pi­lo­tos são ho­me­na­ge­a­dos

Jornal de Angola - - DESPORTO - ARMINDO PE­REI­RA |

A As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Des­por­tos Mo­to­ri­za­dos de Lu­an­da, em par­ce­ria com a pro­mo­to­ra Ro­das & Even­tos, re­a­li­za hoje às 13h00, na Are­na Mul­ti­par­ques, o Gran­de Pré­mio Tó Pê­ras em karting, nas clas­ses Max Jú­ni­or, DD2 e KZ, pon­tuá­vel pa­ra a sex­ta e pe­núl­ti­ma ron­da do cam­pe­o­na­to da ca­pi­tal.

Pa­ra­le­la­men­te à cor­ri­da, a or­ga­ni­za­ção vai apro­vei­tar ho­me­na­ge­ar to­dos os pre­cur­so­res do karting das dé­ca­das de 80 e 90. On­tem, em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de An­go­la, o pro­mo­tor Za­zá Ro­dri­gues dis­se que são aguar­da­dos mais de 20 an­ti­gos pra­ti­can­tes na Are­na Mul­ti­par­ques, que mar­ca­ram vá­ri­as ge­ra­ções nas pro­vas dis­pu­ta­das em cir­cui­tos ur­ba­nos.

“Pre­ten­de­mos ho­me­na­ge­ar ama­nhã (hoje) per­to de 60 ex-pra­ti­can­tes, com a en­tre­ga de men­ções hon­ro­sas, pe­lo con­tri­bu­to que de­ram à mo­da­li­da­de. Hoje o karting é o que é mui­to pe­lo que fi­ze­ram. In­fe­liz­men­te, por ra­zões de for­ça mai­or, só va­mos po­der con­tar com a pre­sen­ça de 20 ho­me­na­ge­a­dos. Qu­e­ro des­de já ape­lar a pre­sen­ça de to­dos, pa­ra se jun­ta­rem a es­ta fes­ta”, ex­pli­cou.

Se­gun­do ain­da Za­zá Ro­dri­gues, a ho­me­na­gem re­sul­ta da co­la­bo­ra­ção de Luís Bo­tão, João Coim­bra e Ar­lin­do Va­re­la “Lin­do­cas”, que ou­tro­ra es­ti­ve­ram den­tro das pis­tas a tra­var des­pi­ques com mui­tos dos seus com­pa­nhei­ros.

“Gos­ta­ría­mos de con­tar com a pre­sen­ça des­tas fi­gu­ras, pa­ra que a no­va fa­mí­lia do karting pos­sa fa­zer a de­vi­da ho­me­na­gem e, por ou­tro la­do, pre­ten­de­mos que os mes­mos pos­sam cons­ta­tar a evo­lu­ção que a mo­da­li­da­de te­ve nos úl­ti­mos anos. Te­mos o karting no san­gue gra­ças a eles”, des­ta­cou o di­ri­gen­te des­por­ti­vo.

A mo­da­li­da­de atra­ves­sa ac­tu­al­men­te al­gu­mas di­fi­cul­da­des, fa­ce à re­a­li­da­de fi­nan­cei­ra do país, que tem se re­flec­ti­do na re­du­ção con­si­de­rá­vel de par­ti­ci­pan­tes na clas­ses Max Jú­ni­or. Em 2014 os pi­lo­tos da ca­te­go­ria Max (jú­ni­or) che­ga­ram a 14, re­du­zi­do pa­ra qua­se me­ta­de no ano se­guin­te, sen­do que es­te ano são ape­nas qua­tro pi­lo­tos a cor­rer no pro­vin­ci­al.

O mes­mo não se diz das ca­te­go­ri­as DD2 e KZ. Za­zá Ro­dri­gues afir­ma que quer os pi­lo­tos quer a or­ga­ni­za­ção es­tão cons­ci­en­tes de que nes­ta al­tu­ra a me­lhor saí­da pa­ra col­ma­tar a cri­se é a união de to­dos, “que tem sur­ti­do efei­to”.

A pro­va de hoje vai fi­car mar­ca­da pe­lo re­gres­so das mo­to­ri­za­das Ya­maha YB, nos 125 cc (cen­tí­me­tros cú­bi­cos), que vão cor­rer de for­ma in­ter­ca­la­da, mas a tí­tu­lo de exi­bi­ção. Es­tá em car­tei­ra a re­a­li­za­ção de uma cam­pe­o­na­to re­gu­lar no pró­xi­mo ano.

De­pois do en­cer­ra­men­to da com­pe­ti­ção sob a égi­de da As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Des­por­tos Mo­to­ri­za­dos de Lu­an­da, com o GP Rui Jor­ge, a Ro­das & Even­tos tem agen­da­da uma pro­va de re­sis­tên­cia, na Are­na Mul­ti­par­ques.

DOMBELE BER­NAR­DO

Di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras afec­tam a ade­são de pi­lo­tos nas pro­vas por fal­ta de equi­pa­men­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.