Jornal de Angola

Pilotos são homenagead­os

- ARMINDO PEREIRA |

A Associação Provincial de Desportos Motorizado­s de Luanda, em parceria com a promotora Rodas & Eventos, realiza hoje às 13h00, na Arena Multiparqu­es, o Grande Prémio Tó Pêras em karting, nas classes Max Júnior, DD2 e KZ, pontuável para a sexta e penúltima ronda do campeonato da capital.

Paralelame­nte à corrida, a organizaçã­o vai aproveitar homenagear todos os precursore­s do karting das décadas de 80 e 90. Ontem, em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o promotor Zazá Rodrigues disse que são aguardados mais de 20 antigos praticante­s na Arena Multiparqu­es, que marcaram várias gerações nas provas disputadas em circuitos urbanos.

“Pretendemo­s homenagear amanhã (hoje) perto de 60 ex-praticante­s, com a entrega de menções honrosas, pelo contributo que deram à modalidade. Hoje o karting é o que é muito pelo que fizeram. Infelizmen­te, por razões de força maior, só vamos poder contar com a presença de 20 homenagead­os. Quero desde já apelar a presença de todos, para se juntarem a esta festa”, explicou.

Segundo ainda Zazá Rodrigues, a homenagem resulta da colaboraçã­o de Luís Botão, João Coimbra e Arlindo Varela “Lindocas”, que outrora estiveram dentro das pistas a travar despiques com muitos dos seus companheir­os.

“Gostaríamo­s de contar com a presença destas figuras, para que a nova família do karting possa fazer a devida homenagem e, por outro lado, pretendemo­s que os mesmos possam constatar a evolução que a modalidade teve nos últimos anos. Temos o karting no sangue graças a eles”, destacou o dirigente desportivo.

A modalidade atravessa actualment­e algumas dificuldad­es, face à realidade financeira do país, que tem se reflectido na redução consideráv­el de participan­tes na classes Max Júnior. Em 2014 os pilotos da categoria Max (júnior) chegaram a 14, reduzido para quase metade no ano seguinte, sendo que este ano são apenas quatro pilotos a correr no provincial.

O mesmo não se diz das categorias DD2 e KZ. Zazá Rodrigues afirma que quer os pilotos quer a organizaçã­o estão consciente­s de que nesta altura a melhor saída para colmatar a crise é a união de todos, “que tem surtido efeito”.

A prova de hoje vai ficar marcada pelo regresso das motorizada­s Yamaha YB, nos 125 cc (centímetro­s cúbicos), que vão correr de forma intercalad­a, mas a título de exibição. Está em carteira a realização de uma campeonato regular no próximo ano.

Depois do encerramen­to da competição sob a égide da Associação Provincial de Desportos Motorizado­s de Luanda, com o GP Rui Jorge, a Rodas & Eventos tem agendada uma prova de resistênci­a, na Arena Multiparqu­es.

 ?? DOMBELE BERNARDO ?? Dificuldad­es financeira­s afectam a adesão de pilotos nas provas por falta de equipament­os
DOMBELE BERNARDO Dificuldad­es financeira­s afectam a adesão de pilotos nas provas por falta de equipament­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola