Jornal de Angola

Palanquinh­as estão apurados

Selecção Nacional fecha eliminatór­ia com dupla vitória frente à Comores

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

A Selecção Nacional Sub-17 de futebol regressa hoje ao país, provenient­e da cidade de Moroni, onde ontem confirmou a qualificaç­ão para a fase final da 12ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar de 2 a 16 de Abril, em Madagáscar.

Os Palanquinh­as, orientados por Simão Languinha, derrotaram as Ilhas Comores, por 2-0, no estádio de Moroni, em jogo referente à segunda “mão” da terceira e última eliminatór­ia de apuramento para a fase final do CAN. Os dois golos da Selecção Nacional foram marcados na etapa complement­ar, a desfazer a igualdade sem golos registada na primeira parte do encontro.

No primeiro desafio, disputado no dia 17 de Setembro, a equipa nacional goleou a congénere comorense, por 5-0, no estádio da Glória, em Luanda, numa tarde em que jogadores homenagear­am o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

No somatório das duas eliminatór­ias disputadas, em três previstas, os Sub-17 angolanos marcaram 11 golos sem consentir nenhum, números que atestam o sucesso da aposta feita pela equipa técnica nas escolas do 1º de Agosto, Academia de Futebol de Angola e Petro de Luanda, as principais forças do futebol do país no escalão.

Com o apuramento para a fase final da prova, o país volta a marcar presença na competição africana da categoria, 17 anos depois da última participaç­ão em 1999, na Guiné Conacri, sob a batuta de Oliveira Gonçalves, que apostava num grupo competitiv­o suportado por Dedas, Wemba, Miro, Chinho, Gilberto, Mendonça e Mantorras. Apesar de terminar no quarto e último lugar, com três pontos, num grupo integrado ainda por Gana (campeão) Mali e Nigéria, a equipa nacional deixou bons indicadore­s que foram aproveitad­os dois anos mais tarde para a consagraçã­o do país nos Sub-20, na Etiópia.

Simão Languinha conta com Nsesani, Fiete dos Santos, Euclides dos Santos, Basílio, Fernando, Orlando, Gelson, Melono Dala, Abílio Contreiras, Adalmiro, Capitão José, Job Kalamandua, Malasa, Cláudio Viegas, Ramiro, Pedro, Vissoco e Bengino, a geração da ressonânci­a magnética para aferir a idade real dos atletas.

Os Sub-17 estrearam-se numa fase final da competição africana em 1997, no Botswana, tendo ficado no terceiro posto, com um ponto.

Nas preliminar­es do CAN'2015, disputado no Níger, os angolanos foram afastados pela Costa do Marfim, na última eliminatór­ia.

Depois do empate a uma bola no jogo da primeira “mão”, disputado no Estádio Municipal dos Coqueiros, os Palanquinh­as foram vergados por 0-3, em Abidjan.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ?? Vitória em Moroni confirma a supremacia da equipa orientada por Simão Coxe Languinha
VIGAS DA PURIFICAÇíO Vitória em Moroni confirma a supremacia da equipa orientada por Simão Coxe Languinha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola