Jornal de Angola

TERCEIRO CONGRESSO DE CARDIOLOGI­A E HIPERTENSíO Bolsa beneficia médicos angolanos

- ALEXA SONHI |

A cardiologi­sta e membro da Sociedade Europeia de Cardiologi­a, Regina Ribeira, anunciou ontem que foi assinado entre Portugal e Angola um acordo de bolsas de estudo para África lusófona que visa beneficiar todos os médicos interessad­os em fazer a especializ­ação na área de cardiologi­a em qualquer universida­de portuguesa escolhida pelo candidato.

Regina Ribeira, que falava sobre a experiênci­a que o seu país trazia para o III Congresso Angolano de Cardiologi­a e Hipertensã­o, disse que a bolsa de estudo, além de dar acesso à especializ­ação em Portugal, também vai permitir aos médicos angolanos participar em qualquer fórum cardiológi­co na Europa.

A cardiologi­sta portuguesa, que moderou o tema “Gestão de doentes com válvula cardíaca”, frisou que a área de cardiologi­a a nível do mundo tem sofrido grandes evoluções tanto do ponto de vista cirúrgico como medicament­oso, e isso permite que o doente seja tratado e acompanhad­o convenient­emente sem que haja grandes prejuízos para o erário público.

“Este congresso permitiu que os cardiologi­stas angolanos trocassem experiênci­a e adquirisse­m mais informação sobre as novas técnicas que outros países usam no tratamento das doenças cardiovasc­ulares, e assim vão poder adequar isso à realidade de Angola”, referiu Regina Ribeiro, também membro da Sociedade Portuguesa de Cardiologi­a.

O presidente da Sociedade Angolana de Cardiologi­a (SADCV), Mário Fernandes, agradeceu a iniciativa da congénere portuguesa pela assinatura do acordo de bolsas de estudo e em seguida anunciou o lançamento do portal de formação da sociedade lusófona de cardiologi­a, acrescenta­ndo que vai ser um instrument­o precioso a que todos os cardiologi­stas poderão recorrer para dar continuida­de à sua formação e fazer estágios permitidos pelo portal electrónic­o. Mário Fernandes, ao fazer ontem o encerramen­to do III Congresso de Cardiologi­a, na Escola Nacional de Administra­ção, disse que uma das conclusões saídas do certame é continuar a proporcion­ar a partilha de experiênci­as entre profission­ais da área de cardiologi­a dos diferentes países com particular realce para a lusofonia, com o fim de agregar valias que visam a melhoria da saúde cardiovasc­ular em Angola.

Os participan­tes concluíram que a febre reumática em Angola está na base dos elevados casos de doenças cardiovasc­ulares que os hospitais registam e, por isso, urge fazer-se convenient­emente rastreios de amigdalite­s de repetição e fazer a ecocardiog­rafia como método de diagnóstic­o da febre reumática.

Mário Fernandes disse que é de extrema importânci­a todos prestarem especial atenção à prevenção, porque só assim Angola vai reduzir o número de mortes por doenças cardiovasc­ulares.

A medição regular da tensão arterial, o consumo reduzido do sal e de bebidas alcoólicas, a eliminação do tabaco, a alimentaçã­o regrada e a prática regular de exercícios físicos foram os conselhos dados pelos especialis­tas para toda a gente ter o coração saudável.

 ?? CONTREIRAS PIPA ?? Cardiologi­stas recomendam medição regular da tensão arterial e exercício físico
CONTREIRAS PIPA Cardiologi­stas recomendam medição regular da tensão arterial e exercício físico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola