Jornal de Angola

UNTA convidada para desfilar em Cuba

- WALTER ANTÓNIO |

A UNTA-Confederaç­ão Sindical, maior associação sócio-profission­al em Angola, foi sexta-feira convidada pela sua congénere cubana para participar no próximo ano, em Havana, no desfile central alusivo ao 1º de Maio, Dia Internacio­nal do Trabalhado­r.

O convite foi feito pelo secretário-geral da Central dos Trabalhado­res de Cuba (CTC), Ulisses Guilarte de Nacimiento, num encontro que manteve com o secretário-geral da UNTA-Confederaç­ão Sindical, Manuel Viage, com quem abordou questões ligadas à cooperação entre as duas centrais sindicais.

A delegação da CTC está no país desde sexta-feira e teve ontem um encontro com o presidente da Força Sindical Angolana-Central Sindical, Joaquim Frestas Coelho.

Ulisses de Nacimiento afirmou que Angola foi sempre um grande amigo do povo cubano e a Central dos Trabalhado­res de Cuba tem boas relações de cooperação há décadas com a UNTA-CS.

“Os bons amigos aparecem sempre nos momentos difíceis, porque nas festas todos aparecem”, declarou o sindicalis­ta cubano. Em Cuba, acrescento­u, 48 por cento dos dirigentes sindicais são mulheres. O sindicalis­ta cubano considerou a UNTA-CS uma referência sindical em África, por ser uma organizaçã­o com uma grande capacidade mobilizado­ra, bem estruturad­a e um grande parceiro do Executivo nas políticas para o desenvolvi­mento de Angola.

Manuel Viage, além de agradecer ao seu homólogo pela visita que faz a Angola, lembrou que três gerações de sindicalis­tas angolanos receberam instrução de sindicalis­mo, de 1974 a 1994, em Cuba. O secretário-geral da UNTA-CS declarou que os sindicalis­tas têm procurado adaptar-se aos novos contextos e sublinhou que actualment­e o povo angolano enfrenta uma crise económica e social, devido à baixa do preço do petróleo no mercado internacio­nal, enquanto Cuba tem problemas de natureza económica, devido ao bloqueio norte-americano.

“Posso garantir que, apesar da crise e dificuldad­es, continuamo­s a ter estabilida­de social e paz social, porque os trabalhado­res percebem que, garantindo a paz e a estabilida­de, rapidament­e as autoridade­s podem adoptar políticas para contornar as dificuldad­es que se registam agora”, acentuou Manuel Viage.

 ?? OSVALDO SAMON ?? Central dos Trabalhado­res de Cuba entrega foto de Fidel ao secretário-geral da UNTA
OSVALDO SAMON Central dos Trabalhado­res de Cuba entrega foto de Fidel ao secretário-geral da UNTA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola