Zu­ma en­via men­sa­gem

Che­fe da di­plo­ma­cia sul-afri­ca­na des­ta­ca os la­ços com An­go­la e o in­te­res­se par­ti­lha­do na es­ta­bi­li­da­de da RDC

Jornal de Angola - - PARTADA - KUMUÊNHO DA RO­SA |

O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, re­ce­beu on­tem uma men­sa­gem do seu ho­mó­lo­go da Áfri­ca do Sul, Ja­cob Zu­ma. Foi por­ta­do­ra da men­sa­gem a mi­nis­tra das Re­la­ções In­ter­na­ci­o­nais e Co­o­pe­ra­ção da Áfri­ca do Sul, Mai­te Nkho­a­na Masha­ba­na. Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, Mai­te Masha­ba­na re­fe­riu que a si­tu­a­ção na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC) é do in­te­res­se dos dois Es­ta­dos, no âm­bi­to do acor­do tri­par­ti­do (Áfri­ca do Sul, RDC e An­go­la) de co­o­pe­ra­ção po­lí­ti­ca, eco­nó­mi­ca e de se­gu­ran­ça, as­si­na­do em Lu­an­da, em 2013. A che­fe da di­plo­ma­cia sul-afri­ca­na dis­se que os dois paí­ses pro­cu­ram for­mas de co­o­pe­rar no que for pos­sí­vel de mo­do a dar su­por­te às ini­ci­a­ti­vas de diá­lo­go in­ter­no na RDC, que es­tão a ser con­du­zi­das pe­la União Afri­ca­na.

O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, re­ce­beu on­tem em au­di­ên­cia, no Palácio da Ci­da­de Al­ta, a mi­nis­tra das Re­la­ções In­ter­na­ci­o­nais e Co­o­pe­ra­ção da Áfri­ca do Sul, Mai­te Nkho­a­na Masha­ba­na, que foi por­ta­do­ra de uma men­sa­gem do Pre­si­den­te Ja­cob Zu­ma.

Mai­te Nkho­a­na Masha­ba­na dis­se à im­pren­sa no fi­nal da au­di­ên­cia que a men­sa­gem de Ja­cob Zu­ma ao Che­fe de Es­ta­do an­go­la­no in­se­re­se nas con­sul­tas re­gu­la­res que os dois lí­de­res man­têm, no âm­bi­to das “ex­ce­len­tes re­la­ções de ami­za­de e co­o­pe­ra­ção” en­tre An­go­la e a Áfri­ca do Sul.

“Nor­mal­men­te os nos­sos lí­de­res re­a­li­zam con­sul­tas per­ma­nen­tes so­bre ques­tões li­ga­das à co­o­pe­ra­ção po­lí­ti­ca e eco­nó­mi­ca, tam­bém so­bre ques­tões so­ci­ais e as­sun­tos de in­te­res­se co­mum da agen­da in­ter­na­ci­o­nal”, re­fe­riu Masha­ba­na.

A che­fe da di­plo­ma­cia sul-afri­ca­na, que es­te­ve no Palácio da Ci­da­de Al­ta acom­pa­nha­da do mi­nis­tro Ge­or­ges Chi­ko­ti, dis­se que a au­di­ên­cia ser­viu tam­bém pa­ra in­te­ra­gir com o Pre­si­den­te Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos so­bre os mais re­cen­tes de­sen­vol­vi­men­tos em ma­té­ria de paz e es­ta­bi­li­da­de na re­gião.

Se­gun­do Masha­ba­na, os dois paí­ses têm to­do o in­te­res­se em man­ter uma “con­cer­ta­ção es­trei­ta nes­tas ques­tões”, já que a Áfri­ca do Sul dei­xou es­te ano a pre­si­dên­cia do Ór­gão de Co­o­pe­ra­ção nas Áre­as de Po­lí­ti­ca, De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da SADC, e An­go­la, ac­tu­al vi­ce-pre­si­den­te des­sa im­por­tan­te es­tru­tu­ra da or­ga­ni­za­ção re­gi­o­nal, de­ve su­ce­der à Tan­zâ­nia, em 2017.

De igual mo­do, a Áfri­ca do Sul, ac­tu­al vi­ce-pre­si­den­te da SADC, de­ve as­su­mir o le­me da or­ga­ni­za­ção após o man­da­to da Su­a­zi­lân­dia, se­gun­do o prin­cí­pio da ro­ta­ti­vi­da­de. As­sim, a pre­si­dên­cia sul-afri­ca­na da SADC, a par­tir de 2018, de­ve­rá coin­ci­dir com o man­da­to de An­go­la à fren­te da Troi­ka do Ór­gão de De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da or­ga­ni­za­ção.

De olhos na RDC

Mai­te Masha­ba­na tam­bém fa­lou so­bre a si­tu­a­ção na RDC. A che­fe da di­plo­ma­cia sul-afri­ca­na lem­brou que exis­te um acor­do tri­par­ti­do (Áfri­ca do Sul, RDC e An­go­la) de co­o­pe­ra­ção po­lí­ti­ca, eco­nó­mi­ca e de se­gu­ran­ça, as­si­na­do em Lu­an­da, em 2013, que re­for­ça o in­te­res­se do seu país em acom­pa­nhar de for­ma aten­ta os de­sen­vol­vi­men­tos re­cen­tes na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go. “Pro­cu­ra­mos for­mas de co­o­pe­rar no que for pos­sí­vel de mo­do a dar su­por­te às ini­ci­a­ti­vas de diá­lo­go in­ter­no, que es­tão a ser en­ca­mi­nha­das pe­la União Afri­ca­na, atra­vés do seu En­vi­a­do Es­pe­ci­al, o to­go­lês Edem Kod­jo.”

Reu­nião em Kinsha­sa

Os mem­bros da Troi­ka do Ór­gão de De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da SADC reú­nem-se es­ta se­ma­na em Kinsha­sa. A reu­nião de­ve­rá pro­du­zir ele­men­tos im­por­tan­tes pa­ra a agen­da de tra­ba­lho da pró­xi­ma Ci­mei­ra ex­tra­or­di­ná­ria da Re­gião dos Gran­des La­gos, mar­ca­da pa­ra o pró­xi­mo dia 27, na ca­pi­tal an­go­la­na.

Se­gun­do o mi­nis­tro Ge­or­ges Chi­ko­ti, a Ci­mei­ra já ha­via si­do con­vo­ca­da, mas ad­qui­riu ca­rác­ter de ur­gên­cia fa­ce à ne­ces­si­da­de de se ana­li­sar de for­ma pro­fun­da e abran­gen­te os úl­ti­mos acon­te­ci­men­tos na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go.

Ini­ci­a­ti­va con­jun­ta da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal da Re­gião dos Gran­des La­gos (CIRGL), Na­ções Uni­das e União Afri­ca­na, a Ci­mei­ra de­ve­rá ser an­te­ce­di­da de uma reu­nião de pe­ri­tos des­sas en­ti­da­des. “A re­gião tor­na-se um pou­co ins­tá­vel e as res­pon­sa­bi­li­da­des de An­go­la, co­mo pre­si­den­te em exer­cí­cio da CIRGL, são mui­tas”, dis­se o mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res.

Além dos de­sen­vol­vi­men­tos po­lí­ti­cos na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, a Ci­mei­ra de­ve­rá tam­bém dis­cu­tir a si­tu­a­ção no Bu­run­di, no Su­dão do Sul e na Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na (RCA), que “con­ti­nu­am a pre­o­cu­par a re­gião e o con­ti­nen­te afri­ca­no em ge­ral”.

CEDIDA PE­LA PRE­SI­DÊN­CIA DA RE­PÚ­BLI­CA

Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca e da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal da Re­gião dos Gran­des La­gos re­ce­beu en­vi­a­da de Ja­cob Zu­ma

CEDIDAS PE­LO CERIMONIAL

Mi­nis­tra das Re­la­ções In­ter­na­ci­o­nais e Co­o­pe­ra­ção da Áfri­ca do Sul en­tre­gou a men­sa­gem ao Pre­si­den­te Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.