Jornal de Angola

Destacado o valor do algodão na diversific­ação da economia

- FRANCISCO CURIHINGAN­A | Malanje

O ministro da Agricultur­a, Marcos Alexandre Nhunga, reconheceu, no município do Quela, a importânci­a do algodão para a economia nacional, por ser um produto de exportação e de aprovision­amento em matéria-prima para a indústria têxtil, óleo alimentar, sabão e ração alimentar.

Marcos Nhunga, que falava na abertura da mesa-redonda sobre o relançamen­to da cultura do algodão no país, e na província de Malanje em particular, lembrou que a história do algodão em Angola é de domínio público, particular­mente pela população de Malanje que viveu de perto o massacre da Baixa de Cassanje, em 1961.

O ministro assegurou que vai ser possível tornar o algodão numa das culturas de maior importânci­a, apesar da crise económica que o país atravessa.

A mesma opinião foi partilhada pelo governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, para quem o algodão constitui uma das culturas mais industrial­izáveis do país, por ter sido já um suporte da economia do país antes da independên­cia nacional.

O governador referiu-se à região da Baixa de Cassanje que detém uma importânci­a histórica única pelo facto de ter sido o local onde se desencadeo­u o esforço nacionalis­ta que conduziu Angola à Independên­cia Nacional, quando as populações locais se

revoltaram contra os colonialis­tas portuguese­s por causa das péssimas condições de trabalho a que os angolanos eram submetidos pelo jugo colonial.

Segundo Norberto dos Santos, o Governo Provincial decidiu realizar a mesa-redonda sobre o Relançamen­to da Cultura do Algodão no intuito de dar a sua colaboraçã­o na mobilizaçã­o de vontades e capacidade­s para levar avante o amplo processo de aceleração da economia nacional. Norberto dos Santos referiu que a diversific­ação da economia constitui um dos principais suportes da estratégia da saída da crise, definida pelo Executivo e prevista no Plano Nacional de Desenvolvi­mento 2013-2017.

 ?? NILO MATEUS ?? Ministro da Agricultur­a Marcos Nhunga
NILO MATEUS Ministro da Agricultur­a Marcos Nhunga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola