Cri­mes con­tra os di­rei­tos hu­ma­nos são pu­ni­dos

SE­CRE­TÁ­RIA DE ES­TA­DO DÁ GA­RAN­TI­AS À UNIÃO AFRI­CA­NA

Jornal de Angola - - POLÍTICA - JOSINA DE CAR­VA­LHO e MAZARINO DA CU­NHA|

A se­cre­tá­ria de Es­ta­do das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res pa­ra a Co­o­pe­ra­ção, Ân­ge­la Bragança, de­fen­deu on­tem a res­pon­sa­bi­li­za­ção ci­vil e cri­mi­nal dos ci­da­dãos que co­me­tem ac­ções con­tra os di­rei­tos hu­ma­nos con­sa­gra­dos na Cons­ti­tui­ção do país.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, no fi­nal do en­con­tro com a pre­si­den­te e vi­ce-pre­si­den­te da Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos Hu­ma­nos e dos Po­vos, Pansy Tla­ku­la e Soya­ta Mai­ga, res­pec­ti­va­men­te, a se­cre­tá­ria de Es­ta­do in­for­mou que os di­rei­tos, ga­ran­ti­as e li­ber­da­des dos ci­da­dãos an­go­la­nos fo­ram am­pli­a­dos na no­va Cons­ti­tui­ção, mas a le­gis­la­ção exis­ten­te não foi ain­da adap­ta­da ao no­vo con­tex­to.

A di­plo­ma­ta con­si­de­rou a vi­si­ta das du­as en­ti­da­des co­mo um aler­ta pa­ra o país ava­li­ar as su­as ac­ções e de­sa­fi­os, bem co­mo uma opor­tu­ni­da­de pa­ra as au­to­ri­da­des an­go­la­nas par­ti­lha­rem ex­pe­ri­ên­ci­as e me­lho­ra­rem, ca­da vez mais, o tra­ba­lho em ter­mos de di­rei­tos hu­ma­nos.

An­go­la tem a mis­são de apre­sen­tar um re­la­tó­rio, em ca­da dois anos, so­bre os pro­gres­sos al­can­ça­dos no do­mí­nio da de­fe­sa dos di­rei­tos hu­ma­nos, com ba­se nas re­co­men­da­ções da Co­mis­são Afri­ca­na do Di­rei­tos Hu­ma­nos e dos Po­vos.

Pansy Tla­ku­la re­co­men­dou aos Es­ta­dos no sen­ti­do de tra­ba­lha­rem pa­ra a ga­ran­tia e pro­tec­ção dos ci­da­dãos. “Es­tou sa­tis­fei­ta com as in­for­ma­ções que re­ce­bi da se­cre­tá­ria de Es­ta­do e do mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Rui Man­guei­ra. Abor­dá­mos ques­tões li­ga­das aos di­rei­tos hu­ma­nos e à ra­ti­fi­ca­ção de al­guns ins­tru­men­tos in­ter­na­ci­o­nais e pro­to­co­los da União Afri­ca­na”, in­for­mou Pansy Tla­ku­la, adi­an­tan­do que vai ter mais en­con­tros com res­pon­sá­veis do país, pa­ra ana­li­sar o ní­vel de im­ple­men­ta­ção da Car­ta Afri­ca­na dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, um ins­tru­men­to in­ter­na­ci­o­nal que se des­ti­na a pro­mo­ver e pro­te­ger os di­rei­tos hu­ma­nos e as li­ber­da­des fun­da­men­tais no con­ti­nen­te afri­ca­no.

As res­pon­sá­veis da Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos Hu­ma­nos e dos Po­vos tam­bém pre­ten­dem pro­mo­ver o Pro­to­co­lo de Ma­pu­to re­la­ti­vo ao di­rei­to da mu­lher e ou­tros ins­tru­men­tos ju­rí­di­cos que não fo­ram ain­da ra­ti­fi­ca­dos por An­go­la. De igual mo­do, vão ava­li­ar o im­pac­to das po­lí­ti­cas e pro­gra­mas de de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co do Exe­cu­ti­vo em prol do de­sen­vol­vi­men­to da mu­lher, o im­pac­to do VIH/Si­da, as me­di­das le­gis­la­ti­vas e po­lí­ti­cas exis­ten­tes so­bre a ma­té­ria e ter um diá­lo­go aber­to so­bre a si­tu­a­ção dos de­fen­so­res dos di­rei­tos hu­ma­nos em An­go­la e a par­ti­ci­pa­ção da so­ci­e­da­de ci­vil. A vi­si­ta da pre­si­den­te e vi­ce­pre­si­den­te da Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos Hu­ma­nos e dos Po­vos te­ve iní­cio on­tem e ter­mi­na sex­ta-fei­ra com uma con­fe­rên­cia de im­pren­sa, on­de se­rá fei­ta a ava­li­a­ção dos di­rei­tos hu­ma­nos em An­go­la.

En­con­tro na Jus­ti­ça

Ain­da on­tem, a pre­si­den­te da Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos do Ho­mem e dos Po­vos, Pansy Tka­tu­la, reu­niu com o mi­nis­tro da Jus­ti­ça e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, Rui Man­guei­ra. Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, no fi­nal do en­con­tro à por­ta fe­cha­da, na sa­la de reu­niões do Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça, Pansy Tka­tu­la re­ce­beu do mi­nis­tro Rui Man­guei­ra in­for­ma­ções de­ta­lha­das so­bre o em­pe­nho do Exe­cu­ti­vo na cri­a­ção de po­lí­ti­cas pa­ra a pro­tec­ção dos ci­da­dãos e dos avan­ços re­gis­ta­dos nos úl­ti­mos anos, em ma­té­ria de di­rei­tos hu­ma­nos.

A Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos do Ho­mem e dos Po­vos co­o­pe­ra com o Exe­cu­ti­vo an­go­la­no em ma­té­ria de pro­mo­ção e pro­tec­ção dos di­rei­tos dos ci­da­dãos, atra­vés da tro­ca de diá­lo­go aber­to e cons­tru­ti­vo so­bre ques­tões que têm a ver com os di­rei­tos à li­ber­da­de de ex­pres­são, im­pren­sa e aces­so à in­for­ma­ção.

Du­ran­te a sua es­ta­da no país, a pre­si­den­te da Co­mis­são Afri­ca­na dos Di­rei­tos do Ho­mem e dos Po­vos vai ter mais en­con­tros com ti­tu­la­res mi­nis­te­ri­ais, mem­bros da dé­ci­ma co­mis­são par­la­men­tar da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, re­pre­sen­tan­tes das agên­ci­as das Na­ções Uni­das e vi­si­tas ao Hos­pi­tal Pri­são de São Pau­lo e cen­tra­li­da­des do Ki­lam­ba e Se­que­le.

MO­TA AMBRÓSIO

Co­mis­sá­ria Pansy Tla­ku­la es­tá em Lu­an­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.