No­va pla­ta­for­ma da Bol­sa lan­ça­da es­te mês

Cir­cu­lar de­ter­mi­na a tran­sac­ção de pa­péis na pra­ça a par­tir da se­gun­da quin­ze­na de Ou­tu­bro

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

A Bol­sa de Dí­vi­da In­ter­na e Va­lo­res de An­go­la (BODIVA) ini­ci­ou, em Lu­an­da, no dia 29 de Se­tem­bro, o pro­ces­so de mi­gra­ção dos Tí­tu­los do Te­sou­ro (TT) pa­ra o Sis­te­ma Cen­tra­li­za­do de Va­lo­res Mo­bi­liá­ri­os (CE-VAMA), anun­ci­ou on­tem o Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças.

A in­for­ma­ção cons­ta da cir­cu­lar emi­ti­da pe­la en­ti­da­de ges­to­ra no sis­te­ma e, in­di­ca o do­cu­men­to, as ne­go­ci­a­ções de Tí­tu­los do Te­sou­ro por de­ter­mi­na­ção do emi­ten­te, dei­xam de ocor­rer no Mer­ca­do Re­gu­la­men­ta­do de Obri­ga­ções e Va­lo­res Mo­bi­liá­ri­os (MROV) e pas­sam a ser ad­mi­ti­dos à ne­go­ci­a­ção no Mer­ca­do de Bol­sa de Tí­tu­los Pú­bli­cos, de­sig­na­do por MBTT, a par­tir do dia 21 de Ou­tu­bro.

Até à aber­tu­ra do MBTT, a BODIVA es­ta­be­le­ceu um pe­río­do tran­si­tó­rio pa­ra a ne­go­ci­a­ção de tí­tu­los do Te­sou­ro no MROV e, nes­se pe­río­do, as li­qui­da­ções dos tí­tu­los são re­a­li­za­dos na CEVAMA ou no Ban­co Na­ci­o­nal de An­go­la (BNA), con­so­an­te as car­tei­ras te­nham ou não si­do mi­gra­das.

Um do­cu­men­to as­si­na­do pe­lo pre­si­den­te da co­mis­são exe­cu­ti­va da BODIVA, Pe­dro Pit­ta-Groz, in­di­ca que, “no sen­ti­do de evi­tar a pa­ra­li­sa­ção do MROV du­ran­te o pe­río­do tran­si­tó­rio, fo­ram es­ta­be­le­ci­dos pro­ce­di­men­tos tem­po­rá­ri­os pa­ra a ne­go­ci­a­ção de tí­tu­los nes­ta pla­ta­for­ma, bem co­mo pa­ra a li­qui­da­ção dos res­pec­ti­vos tí­tu­los”.

En­tre os pro­ce­di­men­tos, cons­ta a “li­mi­ta­ção à ne­go­ci­a­ção”, on­de es­tão proi­bi­das as ne­go­ci­a­ções no MROV ca­so a li­qui­da­ção fí­si­ca não se re­a­li­ze no mes­mo sis­te­ma de cus­tó­dia cen­tra­li­za­da, se­ja na CEVAMA ou no BNA. A ori­en­ta­ção ve­ta ain­da à ne­go­ci­a­ção no MROV se a li­qui­da­ção fí­si­ca, jun­to da CEVAMA, im­pli­car qual­quer mo­vi­men­to na con­ta de re­gu­la­ção de cli­en­tes de dí­vi­da pú­bli­ca de uma ou de am­bas as con­tra­par­tes, nem se im­pli­car a li­qui­da­ção fi­nan­cei­ra in­ter­ban­cá­ria jun­to do Ban­co Na­ci­o­nal de An­go­la.

A BODIVA, cu­jas ac­ti­vi­da­des ini­ci­a­ram em De­zem­bro de 2014, é a en­ti­da­de ges­to­ra que tem a res­pon­sa­bi­li­da­de de as­se­gu­rar a trans­pa­rên­cia, efi­ci­ên­cia e se­gu­ran­ça das tran­sac­ções nos mer­ca­dos re­gu­la­men­ta­dos de va­lo­res mo­bi­liá­ri­os, es­ti­mu­lan­do a par­ti­ci­pa­ção de pe­que­nos in­ves­ti­do­res e a con­cor­rên­cia en­tre to­dos os ope­ra­do­res.

Co­mis­são do Mer­ca­do

O mi­nis­tro das Fi­nan­ças, Ar­cher Man­guei­ra, con­fe­riu pos­se, na sex­ta-fei­ra, ao con­se­lho de ad­mi­nis­tra­ção da Co­mis­são de Mer­ca­do de Ca­pi­tais (CMC), ago­ra pre­si­di­da por Ve­ra Da­ves e cons­ti­tuí­da por Má­rio Edi­son Gour­gel Ga­vião, Hél­der da Cos­ta Cris­te­lo, Ot­to­ni­el Lo­bo Car­va­lho dos San­tos e El­mer Vi­val­do Sou­sa Ser­rão.

O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, de­ter­mi­nou por de­cre­to, no dia 23 de Se­tem­bro, a no­me­a­ção de Ve­ra Es­pe­ran­ça dos San­tos Da­ves pa­ra o car­go de pre­si­den­te da Co­mis­são do Mer­ca­do de Ca­pi­tais. Usan­do da fa­cul­da­de que lhe con­fe­re a cons­ti­tui­ção, ao pro­ce­der ao ajus­ta­men­to da com­po­si­ção do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da Co­mis­são do Mer­ca­do de Ca­pi­tais (CMC), o Che­fe de Es­ta­do no­me­ou igual­men­te os ad­mi­nis­tra­do­res exe­cu­ti­vos da ins­ti­tui­ção.

A Co­mis­são do Mer­ca­do de Ca­pi­tais é uma pes­soa co­lec­ti­va de Di­rei­to Pú­bli­co, do­ta­da de per­so­na­li­da­de ju­rí­di­ca e au­to­no­mia ad­mi­nis­tra­ti­va, fi­nan­cei­ra e de pa­tri­mó­nio pró­prio, su­jei­ta à tu­te­la do Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças, cri­a­da pe­lo Con­se­lho de Mi­nis­tros, pe­lo De­cre­to 9/05. A CMC tem por mis­são re­gu­lar, su­per­vi­si­o­nar, fis­ca­li­zar e pro­mo­ver os Mer­ca­dos de Va­lo­res Mo­bi­liá­ri­os e Ins­tru­men­tos De­ri­va­dos.

No ac­to de to­ma­da de pos­se, Ar­cher Man­guei­ra pe­diu que a Co­mis­são de Mer­ca­dos de Ca­pi­tais dê con­ti­nui­da­de ao tra­ba­lho fei­to até ago­ra, no âm­bi­to da im­ple­men­ta­ção da sua es­tra­té­gia de ac­ção que vi­sa pro­mo­ver o mer­ca­do de ca­pi­tais e a es­tru­tu­ra­ção do qua­dro pa­ra a su­per­vi­são e a re­gu­la­ção do mer­ca­do fi­nan­cei­ro.

FRAN­CIS­CO BER­NAR­DO

Te­sou­ro Na­ci­o­nal afec­to ao Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças emi­te os tí­tu­los da dí­vi­da ne­go­ci­a­dos no Sis­te­ma Cen­tra­li­za­do de Va­lo­res Mo­bi­liá­ri­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.