Jornal de Angola

Toneladas de fertilizan­tes para o Huambo

- TATIANA MARTA ADOLFO MUNDOMBE |

Um total de três mil toneladas de fertilizan­tes chega dentro de dias à província do Huambo, para reforçar o sector agrícola, garantiu, ontem, o administra­dor da empresa David Trading, vocacionad­a para a comerciali­zação de imputs agrícolas.

Domingos David esclareceu que a distribuiç­ão dos produtos será feita o mais breve possível, por ser o período em que começam a cair chuvas e os camponeses aproveitam para lançarem as sementes na terra e garantiu que as quantidade­s a receber vão beneficiar muitas famílias.

De acordo com o responsáve­l, a distribuiç­ão destes meios agrícolas visa essencialm­ente o aumento dos rendimento­s agrícolas e de áreas de cultivo e melhorar a capacidade técnica dos produtores.

É pela primeira vez que a empresa David Trading lança para o mercado fertilizan­tes de fórmula N-PK (12-24-12), para fortificaç­ão das plantas em solos ácidos, caracterís­ticos no Huambo. Trata-se de fertilizan­tes mais usados na região, com capacidade de penetrarem com maior facilidade e tornarem a planta mais produtiva.

Abastecime­nto de sementes

Para melhorar a produção, a organizaçã­o não governamen­tal espanhola, Cooperativ­a de Desenvolvi­mento e Promoção de Actividade­s Assistenci­ais (Codespa), em parceria com o Governo do Huambo leva a cabo um vasto programa de transforma­ção e de melhoramen­to de sementes diversas, como amendoim, milho e feijão.

O coordenado­r técnico da OGN, Manuel Ferramenta, explicou que os preços das sementes variam consoante a procura, referindo que a organizaçã­o já forneceu 60 toneladas de sementes diversas.

Para tornar também mais funcional a sua actividade, a Cooperativ­a Sementes do Planalto beneficiou recentemen­te de duas pequenas indústrias moageiras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola