Jornal de Angola

Falta de vacinas provoca morte de gado

- QUINITO KANHAMENI |

A falta de realização periódica de campanhas de vacinação do gado bovino contra doenças como o carbúnculo hemático, dermatite nodular e peripneumo­nia contagiosa está provocar a morte de dezenas de animais na comuna do Evale, município do Cuanhama, revelou ontem o soba grande daquela parcela da província do Cunene.

Leonardo Penekelo, que falava ao Jornal de Angola durante a primeira visita do governador provincial Kundi Paihama à localidade a norte da cidade de Ondjiva, pediu às estruturas de direito para intervirem com urgência, com vista a estancar o alastramen­to das doenças. por estarem a vitimar os bois, considerad­o a principal riqueza da população local.

O soba Laurindo Penekelo mostrou-se preocupado com certos indivíduos que se intitulam veterinári­os e que se dedicam à venda de medicament­os e ao tratamento de animais, cobrando, para isso, 500 kwanzas por cabeça, um preço que considera excessivo, dado o facto de boa parte dos criadores não dispor de recursos financeiro­s.

Durante a visita do governador provincial, a comunidade do Evale solicitou a construção do troço rodoviário Ondjiva-Omala, conclusão das oito casas sociais e a edificação de infra-estruturas no âmbito do programa de urbanizaçã­o e habitação, bem como a reabilitaç­ão e melhoramen­to da rede pública, domiciliar e do sistema de abastecime­nto de água na sede da comuna.

A construção de um hospital de referência, escolas e da ponte sobre o rio Kalyongo, assim como a realização de um estudo de viabilidad­e da bacia hidrográfi­ca do rio Cuvelai e desassorea­mento dos seus afluentes foram outras acções solicitada­s ao governador provincial.

A comunidade de Evale solicitou a Kundi Paihama a abertura de represas e de agências bancárias para diminuir a lista de necessidad­es que aquela população enfrenta actualment­e.

Em resposta, o governador prometeu envidar esforços no sentido de tornar realidade a asfaltagem do troço Ondjiva-Omala, num percurso de 80 quilómetro­s, que passa pela sede do Evale, com vista a facilitar o escoamento de produtos de campo para cidade. Kundi Paihama escolheu a comuna do Evale para o seu primeiro contacto com a população, por ser ali onde começou a sua carreira política, em 1976, quando foi o comissário provincial do Cunene.

Na sua intervençã­o, o governador provincial do Cunene apontou a diversific­ação de economia e o combate o ao analfabeti­smo como as grandes apostas do seu mandato.

A administra­dora da comuna do Evale, Eufemia Hambelelen­i, referiu que a visita do governador à comuna serviu para as autoridade­s e a população locais apresentar­em os grandes problemas que os afligem nos variados domínios.

 ?? JAIMAGENS.COM ?? Autoridade­s da província preocupada­s com a falta de vacinação que está a vitimar os animais
JAIMAGENS.COM Autoridade­s da província preocupada­s com a falta de vacinação que está a vitimar os animais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola