Jornal de Angola

Viola e a sua origem

-

A viola (também chamada viola de arco ou alto) é um instrument­o musical com família completa, como o violino (de arco e quatro cordas), assemelhan­do-se visualment­e a este, inclusive na maneira de se tocar. No entanto, possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sendo o seu registo intermédio entre o violino e o violoncelo. Além destes três instrument­os, a família dos instrument­os de cordas friccionad­as é composta também pelo contrabaix­o.

Assim como outros instrument­os de cordas, as violas também podem ser amplificad­as electronic­amente. Muitos utilizam-na na música popular jazz e rock, mas a sua utilização mais comum é na clássica, principalm­ente em naipes de cordas de orquestras, ou em formações camerístic­as como o quarteto de cordas.

A viola erudita (como também é conhecida) é o instrument­o que mais se assemelha à voz humana. O seu timbre faz a voz contralto, enquanto o violino faz a soprano, o violoncelo a tenor e o contrabaix­o a baixo.

Com as suas quatro cordas afinadas em Lá, Ré, Sol, Dó, a viola possui um notável poder expressivo de acento mais suave, recolhido e melancólic­o.

Grandes compositor­es, clássicos, românticos e modernos, apreciando as qualidades extremamen­te emotivas deste instrument­o, escreveram obras muito importante­s como concertos, sonatas e suites.

A viola foi criada entre os séculos XIV e XV. A primeira publicação relativa foi: régola rubertina em 1543, por Ganassi del Fontego.

A viola como a conhecemos hoje possivelme­nte surgiu da viola d'amore.

O seu tamanho é um pouco maior que o do violino, assim como o seu arco, e peso diferente. Porém, para se tocar o instrument­o adopta-se uma técnica praticamen­te idêntica.

A palavra viola foi utilizada por muito tempo (antes do século XVI) para identifica­r genericame­nte qualquer instrument­o de arco. Até fins do século XVl, havia mais de dez instrument­os com o nome de viola, dentre as quais a da braccio, a bastarda, a d´amore e a da gamba.

A viola como conhecemos hoje, evoluiu da da gamba para a de braccio – de braço, aliás, viola em alemão é bratsche, que é uma corruptela de braccio, tocada, apoiada um pouco abaixo do ombro, no peito.

A partir de meados do século XVII, as famílias Amati, Guarneri e Stradivari­us, italianas, passaram a produzir violas mais parecidas com as de hoje em dia.

A diferença entre os timbres da viola e o do violino é claramente audível na sinfonia concertant­e (K.364) de Mozart.

Na música de câmara, a viola sempre teve um papel fundamenta­l e faz parte da formação tradiciona­l do quarteto de cordas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola