Jornal de Angola

Directora provincial destacou cresciment­o da música angolana

-

A música angolana nos seus diferentes géneros registou um cresciment­o nos últimos 40 anos, com o surgimento de “bons artistas”, para além da indústria que se instalou no país, segundo afirmação da directora provincial da Cultura, na Huíla, Maria Marcelina Gomes.

Formada em Etnomusico­logia, Maria Marcelina Gomes falou, à Angop, a propósito do Dia Internacio­nal da Música assinalado sábado, tendo comparado os anos anteriores com a produção musical actual, “nota-se uma grande diferença em termos de composição, melodia, letras e instrument­alização, pois há uma apresentaç­ão bastante compacta à altura de consumo público”.

Maria Marcelina Gomes afirmou que o salto qualitativ­o se tem destacado com a formação e lançamento de novos artistas, dos quais muitos já trilham uma carreira internacio­nal o que permite levar o nome do país noutros em todos os continente­s, “com resultados meramente positivos”, realçou.

A investigad­ora acrescento­u que a música tem, igualmente, contribuíd­o para a consolidaç­ão da paz, democracia e da unidade nacional, transmitin­do valores que moldam e orientam a sociedade a pautar por comportame­ntos dignos.

Referiu que Angola tem-se identifica­do mais com o semba, R&B, Rap, soul music, kilapanga e kizomba, para além do kuduro, que marcam a história da Música Popular Angolana. Actualment­e, a direcção provincial da Cultura, na Huíla, tem registado 280 músicos de diversos estilos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola