Dis­cur­so de Zi­an­na emo­ci­o­na o mun­do

Jornal de Angola - - DESPORTO -

Zi­an­na Oliphant tem ape­nas no­ve anos. Mas foi de­la o dis­cur­so mais emo­ti­vo so­bre o ra­cis­mo e os con­fli­tos que sur­gi­ram em Char­lot­te, Es­ta­dos Uni­dos, de­pois da mor­te de ne­gros pe­la po­lí­cia. A cri­an­ça, que nas­ceu e cres­ceu nes­ta ci­da­de, dis­se que pre­ci­sa­va de di­zer o que sen­tia.

Zi­an­na to­mou a de­ci­são de dis­cur­sar qua­se no úl­ti­mo mi­nu­to nu­ma ses­são da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal da ci­da­de. Dis­se à NBC que, ape­sar de ner­vo­sa, de­ci­diu di­zer o que sen­tia. Acres­cen­tou que sen­tia que a po­lí­cia es­ta­va a ata­car as pes­so­as de­vi­do à “cor da pe­le” e con­si­de­ra que “não es­tá cer­to”.

Tan­to Zi­an­na co­mo o seu ir­mão dis­cur­sa­ram, mas foi a ra­pa­ri­ga que fre­quen­ta o quar­to ano do en­si­no pri­má­rio (4ª clas­se) que emo­ci­o­nou pes­so­as por to­do o mun­do. “É uma pe­na que os nos­sos pais e mães se­jam as­sas­si­na­dos e não pos­sa­mos vol­tar a vê-los. É uma pe­na ter­mos de ir ao ce­mi­té­rio e se­pul­tá-los. E der­ra­mar­mos lá­gri­mas. Não de­vía­mos der­ra­mar lá­gri­mas. Pre­ci­sa­mos que os nos­sos pais e as nos­sas mães es­te­jam ao nos­so la­do.”

A mãe de Zi­an­na dis­se es­tar or­gu­lho­sa da fi­lha mas tam­bém emo­ci­o­na­da por­que con­si­de­ra que não de­via ter de dar a co­nhe­cer aos seus fi­lhos ca­sos de “dis­cri­mi­na­ção e ra­cis­mo”. Ela ti­nha le­va­do os fi­lhos à ses­são mas não es­pe­ra­va que eles fos­sem dis­cur­sar. A mãe su­bli­nhou que os ir­mãos cos­tu­mam es­tar ro­de­a­dos de po­lí­ci­as que “fa­zem coi­sas mui­to bo­as por eles”, ga­ran­tin­do que não se tra­ta de uma ques­tão de ódio: “Não é ódio. Nós não odi­a­mos a po­lí­cia”. Vá­ri­os pro­tes­tos pa­cí­fi­cos in­ten­si­fi­ca­ram-se de­pois de a po­lí­cia de Char­lot­te ter di­vul­ga­do as ima­gens de Scott, um afro-ame­ri­ca­no. Scott foi ba­le­a­do pe­lo agen­te Bren­tley Vin­son du­ran­te um con­fron­to no par­que de es­ta­ci­o­na­men­to de um com­ple­xo re­si­den­ci­al, on­de a po­lí­cia se des­lo­cou à pro­cu­ra de um sus­pei­to. Se­gun­do a po­lí­cia, Scott es­ta­va ar­ma­do.

Des­de o iní­cio de 2015, re­gis­ta­ram-se cer­ca de 400 mor­tes de ho­mens ne­gros pro­vo­ca­das pe­las au­to­ri­da­des po­li­ci­ais nor­te-ame­ri­ca­nas.

REUTERS

Zi­an­na Oliphant com a can­di­da­ta de­mo­cra­ta à Pre­si­dên­cia dos Es­ta­dos Uni­dos Hil­lary Clin­ton

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.