Jornal de Angola

Contos do Huambo encenados no teatro

“CASSINDA NÃO VOLTA ATRÁS” Peça do grupo foi referência no programa “Em Cena” da Televisão Pública

- MANUEL ALBANO |

O espectácul­o de teatro “Cassinda não volta atrás”, do grupo Nguizane Tuxikane, é exibido no sábado, às 19h30, no Instituto Superior de Artes (Isartes), na Centralida­de do Kilamba, inserido no programa “Cultura para Todos” da Companhia de Teatro Pitabel.

A peça, estreada em 1997, conta a história do jovem Cassinda, da localidade do Lunje, que aceitou as condições impostas pelo sogro Namunda para casar com a filha. Cassinda, por amor à jovem Chissole, assume o compromiss­o de viver em casa do pai da noiva e ser enterrado vivo se Namunda morresse, o que sucede alguns anos depois. A dúvida a partir daí é saber se deve cumprir o acordo.

Agostinho Cassoma, director artístico do grupo de teatro Nguizane Tuxikane, disse ao Jornal de Angola que um dos objectivos do grupo é divulgar contos populares e fábulas do Huambo. “Cassinda não volta atrás”, com duração de hora e meia, tem a participaç­ão de 15 actores.

No domingo, à mesma hora e local, o grupo Nguizane Tuxikane exibe a peça “Desastre de um jovem”, que narra a história de um habitante de Luanda, que vai cumprir o serviço militar por orientação do seu pai. Com essa decisão, o pai espera que o filho possa amadurecer e ter uma formação profission­al em várias áreas, como a agropecuár­ia, serralhari­a, carpintari­a, mecânica ou electricid­ade.

Porém, o ingresso na tropa trouxe consequênc­ias para o meio familiar. A mãe tem um derrame cerebral de tanto pensar na situação do filho.

A peça interpreta­da por oito actores, com duração de uma hora, tem como objectivo mostrar aos jovens a importânci­a do cumpriment­o de um dever patriótico, onde são instruídos com conhecimen­tos sobre as regras de ética e deontologi­a, o espírito de amor pelo trabalho, cultura, moral, disciplina e preparação física. O grupo Nguizane Tuxikane, constituíd­o por 18 elementos, foi fundado em Luanda a 4 de Janeiro de 1995. Entre as peças que normalment­e apresenta, contam-se “Massoxi, as lágrimas provocadas”, “Desastre de um jovem” e “Infidelida­de”.

 ?? DR ?? Grupo Nguizane Tuxikane tem exibido regularmen­te na capital do país vários espectácul­os de teatro que retratam o quotidiano angolano
DR Grupo Nguizane Tuxikane tem exibido regularmen­te na capital do país vários espectácul­os de teatro que retratam o quotidiano angolano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola