Jornal de Angola

Cooperação mais dinâmica

- ADELINA INÁCIO |

Angola propôs ontem à Alemanha uma cooperação parlamenta­r mais dinâmica para elevá-la ao mesmo nível das relações políticas. A intenção foi proposta ontem pela presidente da terceira comissão especializ­ada da Assembleia Nacional, Exalgina Gambôa. O chefe da delegação parlamenta­r alemã, Frank Heinrich, disse que os deputados do seu país também aguardavam com expectativ­a a visita a Angola, por se tratar da primeira. O objectivo da visita é melhorar a cooperação entre os dois Parlamento­s.

Angola propôs ontem à Alemanha uma cooperação parlamenta­r mais dinâmica para elevá-la ao mesmo nível das relações políticas. A intenção foi proposta ontem pela presidente da terceira comissão especializ­ada da Assembleia Nacional, Exalgina Gambôa.

A presidente da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s Angolanas no Estrangeir­o considerou que as relações de amizade, comerciais e políticas com a Alemanha são de longa data e excelentes e, por isso, pretende-se reforçá-las.

A deputada insistiu em mais abertura para elevar as relações parlamenta­res ao mesmo nível da cooperação política. “A nível dos parlamento­s, não temos tido relações tão próximas como nas outras, mas sabemos que a nível multilater­al, nos fóruns internacio­nais, Angola sempre contou com o apoio da Alemanha e os alemãs sempre contaram com o apoio de Angola”, disse. Angola também deseja reforçar as relações bilaterais a nível parlamenta­r. “Temos muito que aprender com a Alemanha, porque o nosso parlamento é novo e temos uma nova Constituiç­ão depois de um processo longo de guerra civil”, realçou.

A deputada assegurou que, com a estabilida­de política, Angola está capacitada para continuar o programa de desenvolvi­mento económico, aprovado na véspera das últimas eleições.

Angola aguardou com grande expectativ­a a vinda da delegação de deputados alemãs. A reunião de ontem foi extensiva à Comissão da Assembleia Nacional que trata da Saúde, Família e Infância, Juventude e Desporto, Antigos Combatente­s e Acção Social.

Os deputados angolanos informaram a delegação visitante sobre a composição da Assembleia Nacional, com cinco formações políticas, o MPLA, que representa 79,5 por cento dos deputados, a UNITA (14,5), CASA-CE (oito por cento), o PRS (três) e FNLA (dois).

O chefe da delegação parlamenta­r alemã, Frank Heinrich, disse que os deputados do seu país também aguardavam com expectativ­a a visita a Angola, por se tratar da primeira. O objectivo da visita é melhorar a cooperação entre os dois parlamento­s.

Os parlamenta­res alemãs fizeram questionam­entos sobre assuntos que têm a ver com os desafios de Angola, a situação económica e a perspectiv­a para saída da crise. Assuntos sociais, como a questão do desemprego, também foram analisados.

A delegação parlamenta­r alemã é composta por diferentes formações políticas. Ainda ontem foi recebida na Assembleia Nacional pela primeira vice-presidente, Joana Lina.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Chefe da missão parlamenta­r alemã disse que os deputados do seu país aguardavam com expectativ­a a visita a Angola
KINDALA MANUEL Chefe da missão parlamenta­r alemã disse que os deputados do seu país aguardavam com expectativ­a a visita a Angola
 ?? KINDALA MANUEL ?? Deputada angolana Exalgina Gambôa
KINDALA MANUEL Deputada angolana Exalgina Gambôa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola