Co­o­pe­ra­ção mais di­nâ­mi­ca

Jornal de Angola - - PARTADA - ADELINA INÁ­CIO |

An­go­la propôs on­tem à Ale­ma­nha uma co­o­pe­ra­ção par­la­men­tar mais di­nâ­mi­ca pa­ra ele­vá-la ao mes­mo ní­vel das re­la­ções po­lí­ti­cas. A in­ten­ção foi pro­pos­ta on­tem pe­la pre­si­den­te da ter­cei­ra co­mis­são es­pe­ci­a­li­za­da da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Exal­gi­na Gambôa. O che­fe da de­le­ga­ção par­la­men­tar ale­mã, Frank Hein­ri­ch, dis­se que os de­pu­ta­dos do seu país tam­bém aguar­da­vam com ex­pec­ta­ti­va a vi­si­ta a An­go­la, por se tra­tar da pri­mei­ra. O ob­jec­ti­vo da vi­si­ta é me­lho­rar a co­o­pe­ra­ção en­tre os dois Par­la­men­tos.

An­go­la propôs on­tem à Ale­ma­nha uma co­o­pe­ra­ção par­la­men­tar mais di­nâ­mi­ca pa­ra ele­vá-la ao mes­mo ní­vel das re­la­ções po­lí­ti­cas. A in­ten­ção foi pro­pos­ta on­tem pe­la pre­si­den­te da ter­cei­ra co­mis­são es­pe­ci­a­li­za­da da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Exal­gi­na Gambôa.

A pre­si­den­te da Co­mis­são de Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Co­o­pe­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal e Co­mu­ni­da­des An­go­la­nas no Es­tran­gei­ro con­si­de­rou que as re­la­ções de ami­za­de, co­mer­ci­ais e po­lí­ti­cas com a Ale­ma­nha são de lon­ga da­ta e ex­ce­len­tes e, por is­so, pre­ten­de-se re­for­çá-las.

A de­pu­ta­da in­sis­tiu em mais aber­tu­ra pa­ra ele­var as re­la­ções par­la­men­ta­res ao mes­mo ní­vel da co­o­pe­ra­ção po­lí­ti­ca. “A ní­vel dos par­la­men­tos, não te­mos ti­do re­la­ções tão pró­xi­mas co­mo nas ou­tras, mas sa­be­mos que a ní­vel mul­ti­la­te­ral, nos fó­runs in­ter­na­ci­o­nais, An­go­la sem­pre con­tou com o apoio da Ale­ma­nha e os ale­mãs sem­pre con­ta­ram com o apoio de An­go­la”, dis­se. An­go­la tam­bém de­se­ja re­for­çar as re­la­ções bi­la­te­rais a ní­vel par­la­men­tar. “Te­mos mui­to que apren­der com a Ale­ma­nha, por­que o nos­so par­la­men­to é no­vo e te­mos uma no­va Cons­ti­tui­ção de­pois de um pro­ces­so lon­go de guer­ra ci­vil”, re­al­çou.

A de­pu­ta­da as­se­gu­rou que, com a es­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca, An­go­la es­tá ca­pa­ci­ta­da pa­ra con­ti­nu­ar o pro­gra­ma de de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co, apro­va­do na vés­pe­ra das úl­ti­mas elei­ções.

An­go­la aguar­dou com gran­de ex­pec­ta­ti­va a vin­da da de­le­ga­ção de de­pu­ta­dos ale­mãs. A reu­nião de on­tem foi ex­ten­si­va à Co­mis­são da As­sem­bleia Na­ci­o­nal que tra­ta da Saú­de, Fa­mí­lia e In­fân­cia, Ju­ven­tu­de e Des­por­to, An­ti­gos Com­ba­ten­tes e Ac­ção So­ci­al.

Os de­pu­ta­dos an­go­la­nos in­for­ma­ram a de­le­ga­ção vi­si­tan­te so­bre a com­po­si­ção da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, com cin­co for­ma­ções po­lí­ti­cas, o MPLA, que re­pre­sen­ta 79,5 por cen­to dos de­pu­ta­dos, a UNITA (14,5), CA­SA-CE (oi­to por cen­to), o PRS (três) e FNLA (dois).

O che­fe da de­le­ga­ção par­la­men­tar ale­mã, Frank Hein­ri­ch, dis­se que os de­pu­ta­dos do seu país tam­bém aguar­da­vam com ex­pec­ta­ti­va a vi­si­ta a An­go­la, por se tra­tar da pri­mei­ra. O ob­jec­ti­vo da vi­si­ta é me­lho­rar a co­o­pe­ra­ção en­tre os dois par­la­men­tos.

Os par­la­men­ta­res ale­mãs fi­ze­ram ques­ti­o­na­men­tos so­bre as­sun­tos que têm a ver com os de­sa­fi­os de An­go­la, a si­tu­a­ção eco­nó­mi­ca e a pers­pec­ti­va pa­ra saí­da da cri­se. As­sun­tos so­ci­ais, co­mo a ques­tão do de­sem­pre­go, tam­bém fo­ram ana­li­sa­dos.

A de­le­ga­ção par­la­men­tar ale­mã é com­pos­ta por di­fe­ren­tes for­ma­ções po­lí­ti­cas. Ain­da on­tem foi re­ce­bi­da na As­sem­bleia Na­ci­o­nal pe­la pri­mei­ra vi­ce-pre­si­den­te, Jo­a­na Li­na.

KINDALA MA­NU­EL

Che­fe da mis­são par­la­men­tar ale­mã dis­se que os de­pu­ta­dos do seu país aguar­da­vam com ex­pec­ta­ti­va a vi­si­ta a An­go­la

KINDALA MA­NU­EL

De­pu­ta­da an­go­la­na Exal­gi­na Gambôa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.