Fes­ti­val nos EUA com voz de Líp­sia

Jornal de Angola - - PARTADA - ROQUE SIL­VA |

A can­to­ra Líp­sia re­pre­sen­ta An­go­la na qu­ar­ta edi­ção do Fes­ti­val Afri­ca­no de Hous­ton (Hous­ton Afri Fest), a ser re­a­li­za­do ho­je, no es­ta­do do Te­xas, nos Es­ta­dos Uni­dos, no qual são apre­sen­ta­das ma­ni­fes­ta­ções ar­tís­ti­cas e mos­tras de cul­tu­ra de vá­ri­os paí­ses do con­ti­nen­te ber­ço.

O fes­ti­val re­a­li­za-se no in­te­ri­or na Uni­ver­si­da­de Bap­tis­ta de Hous­ton, en­tre as 11h00 e as 20h00, tem­po que pre­vê al­ber­gar con­cer­tos e ex­po­si­ções de An­go­la, Áfri­ca do Sul, Etió­pia, Ca­ma­rões, Gha­na, Li­bé­ria, Ni­gé­ria e Tan­zâ­nia.

Os es­pec­tá­cu­los são re­a­li­za­dos num pal­co, du­ran­te o qual um mú­si­co re­pre­sen­tan­te de ca­da país aci­ma re­fe­ri­do vai apre­sen­tar te­mas de sua au­to­ria.

Líp­sia re­a­li­za uma “per­for­man­ce” com can­ções já co­nhe­ci­das do seu re­per­tó­rio e ou­tras iné­di­tas, na qual se des­ta­ca “Nza­ma Ye­tu”, no gé­ne­ro afro jazz, a ser apre­sen­ta­da pe­la pri­mei­ra vez ao pú­bli­co. A ar­tis­ta é um dos ta­len­tos a des­pon­tar em An­go­la e o con­vi­te da or­ga­ni­za­ção do fes­ti­val sur­ge em re­co­nhe­ci­men­to da evo­lu­ção da música an­go­la­na, com a ex­po­si­ção re­gu­lar de vá­ri­os no­mes e rit­mos em pal­cos in­ter­na­ci­o­nais.

An­go­la, as­sim co­mo os ou­tros paí­ses afri­ca­nos, tam­bém se fa­zem re­pre­sen­tar por um es­pa­ço no qual vão ser ex­pos­tos pro­du­tos ar­tís­ti­cos, co­mo tra­jes e a cu­li­ná­ria de vá­ri­as re­giões do con­ti­nen­te.

O Afri Fest, uma ini­ci­a­ti­va do Cen­tro Mul­ti­cul­tu­ral Ni­ge­ro-Ame­ri­ca­no (Ni­ge­ri­an Ame­ri­can Mul­ti­cul­tu­ral Cen­ter), é um ac­to anu­al de ce­le­bra­ção da ri­que­za e di­ver­si­fi­ca­da cul­tu­ra afri­ca­na e a pre­sen­te edi­ção tem ins­cri­to a pre­sen­ça de mais de dois mil es­pec­ta­do­res, en­tre es­tu­dan­tes e tu­ris­tas.

O Cen­tro Mul­ti­cul­tu­ral Ni­ge­roA­me­ri­ca­no é uma or­ga­ni­za­ção cri­a­da por nor­te-ame­ri­ca­nos des­cen­den­tes de ni­ge­ri­a­nos pa­ra di­vul­gar os usos e cos­tu­mes do con­ti­nen­te ber­ço e mos­trar aos afro-ame­ri­ca­nos e a co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal.

Lís­pia é um no­vo ta­len­to em as­cen­são na música an­go­la­na. A com­po­si­to­ra, pi­a­nis­ta e in­tér­pre­te é de­ten­to­ra do tí­tu­lo de Me­lhor Voz do úl­ti­mo Fes­ti­val da Can­ção de Lu­an­da, re­a­li­za­do em Se­tem­bro, com o te­ma “Tic Tac”. A ar­tis­ta con­cor­re na ca­te­go­ria de Me­lhor No­vo Ta­len­to, nos Pré­mi­os Afri­ca­nos de En­tre­te­ni­men­to “Afri­can En­ter­tein­ment Awards”, cu­ja ga­la de di­vul­ga­ção e atri­bui­ção dos tro­féus aos ven­ce­do­res re­a­li­za-se no dia 22, em No­va Jér­sia, nos Es­ta­dos Uni­dos, com dis­tin­ção de ar­tis­tas afri­ca­nos e nor­te-ame­ri­ca­nos.

DR

Re­pre­sen­tan­te do país em fes­ti­val afri­ca­no

KINDALA MA­NU­EL

Voz de Líp­sia em fes­ti­val nos Es­ta­dos Uni­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.