Jornal de Angola

Plataforma­s globais com jovens talentos

- MAZARINO DA CUNHA |

Três aplicações digitais, criadas por jovens angolanos, nas categorias de Responsabi­lidade Social, Apps (temas livres) e Jogos, vão ser lançadas dentro de dois meses nas principais plataforma­s mundiais de tecnologia e inovação.

Três aplicações digitais, criadas por jovens angolanos, nas categorias de Responsabi­lidade Social, Apps (temas livres) e Jogos, vão ser lançadas dentro de dois meses nas principais plataforma­s mundiais de tecnologia e inovação.

As aplicações digitais foram eleitas quinta-feira durante uma cerimónia de avaliação do concurso denominado “Unitel Apps Angola”, lançado no início de Agosto com o objectivo de promover o melhor que há no sector da tecnologia, inovação e desenvolvi­mento em Angola. Em declaraçõe­s à imprensa, o chefe do Departamen­to de Inovação da Unitel, Zuelson Bartolomeu, disse que dos 60 projectos recebidos pela empresa foram selecciona­das nove, das quais três convencera­m o júri pela paixão e vontade de fazer a diferença. Trata-se dos projectos “Zwela Dicionário”, vencedor da categoria “Responsabi­lidade Social”, “Kafocolo”, referente à categoria “Apps” (temas livres), "Vozes de Angola", vencedor da categoria “Jogos”.

O projecto “Zwela Dicionário” é um aplicativo linguístic­o que visa traduzir o Kimbundu, Umbundu e Kikongo para português e vice-versa. O objectivo do projecto é promover o conhecimen­to e aprendizag­em das línguas nacionais. Já o “Projecto Kafokolo”, criado por dois jovens engenheiro­s informátic­os, tem como objectivo promover o hábito de poupança financeira, enquanto o “Vozes de Angola” foi concebido com a finalidade de divulgar a cultura angolana através da música.

Os vencedores receberam das mãos do director-geral da Unitel, Tony Dalton, o prémio de 500 mil kwanzas e a garantia de apoio profission­al para no futuro desenvolve­rem outros projectos. Zuelson Bartolomeu declarou que a Unitel, por ser uma das maiores empresas de tecnologia no país, tem o dever e a obrigação de dinamizar o “ecossistem­a digital” de tecnologia­s e inovação em Angola.

 ?? MOTA AMBRÓSIO ?? Os jovens com projectos tecnológic­os distinguid­os receberam do director-geral Tony Dalton os prémios e a garantia de apoio profission­al
MOTA AMBRÓSIO Os jovens com projectos tecnológic­os distinguid­os receberam do director-geral Tony Dalton os prémios e a garantia de apoio profission­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola