Ma­ni­la des­car­ta aju­da mi­li­tar de Washing­ton

Jornal de Angola - - MUNDO -

O mi­nis­tro da De­fe­sa das Fi­li­pi­nas, Del­fin Lo­ren­za­na, dis­se on­tem que as For­ças Ar­ma­das do país não pre­ci­sam da aju­da eco­nó­mi­ca pres­ta­da pe­los Es­ta­dos Uni­dos, que fo­ram, até ago­ra, um dos seus prin­ci­pais ali­a­dos mi­li­ta­res. “Creio que po­de­mos vi­ver sem es­sa aju­da. Na ver­da­de, o nos­so con­gres­so ago­ra dá-nos di­nhei­ro pa­ra com­prar equi­pa­men­tos”, dis­se Lo­ren­za­na nu­ma con­fe­rên­cia de im­pren­sa. O mi­nis­tro afir­mou tam­bém que tem in­ten­ção de vi­a­jar em bre­ve tan­to pa­ra a Chi­na co­mo pa­ra a Rús­sia pa­ra es­trei­tar la­ços com os dois paí­ses. As de­cla­ra­ções do mi­nis­tro su­bli­nham o dis­tan­ci­a­men­to em re­la­ção aos Es­ta­dos Uni­dos, ini­ci­a­do pe­lo Pre­si­den­te fi­li­pi­no, Ro­dri­go Du­ter­te, há pou­cas se­ma­nas. Na quin­ta-fei­ra, Du­ter­te afir­mou tam­bém num dis­cur­so na ci­da­de de Bu­tu­an, no sul do país, que as Fi­li­pi­nas não pre­ci­sam da aju­da eco­nó­mi­ca dos Es­ta­dos Uni­dos, da União Eu­ro­peia nem da ONU e ins­tou-os a re­ti­rá-la.

“Se acre­di­tam que é o mo­men­to de re­ti­rar a vos­sa as­sis­tên­cia, não vou men­di­gá-la. Le­vem o vos­so di­nhei­ro pa­ra ou­tro la­do. So­bre­vi­ve­re­mos co­mo na­ção”, dis­se. Os EUA e as Fi­li­pi­nas par­ti­lha­vam, até ago­ra, a mes­ma es­tra­té­gia fa­ce a Pe­quim na dis­pu­ta no Mar do Sul da Chi­na, pe­lo que Washing­ton tem apoi­a­do Ma­ni­la na mo­der­ni­za­ção e for­ma­ção das su­as For­çasAr­ma­das.

Mas, as re­la­ções bi­la­te­rais en­tre Washing­ton e Ma­ni­la de­te­ri­o­ra­ram­se des­de que Du­ter­te to­mou pos­se em Ju­nho e ini­ci­ou uma vi­o­len­ta cam­pa­nha con­tra a dro­ga que já cau­sou mais de 3.500 mor­tos, que foi cri­ti­ca­da pe­los Es­ta­dos Uni­dos, en­tre ou­tros paí­ses.Du­ter­te anun­ci­ou na se­ma­na pas­sa­da que qu­er pôr fim aos exer­cí­ci­os mi­li­ta­res con­jun­tos que os dois paí­ses re­a­li­zam de for­ma re­gu­lar. Ame­a­çou tam­bém rom­per o acor­do as­si­na­do pe­la ad­mi­nis­tra­ção fi­li­pi­na an­te­ri­or, em 2014, que per­mi­te aos Es­ta­dos Uni­dos te­rem uma mai­or pre­sen­ça mi­li­tar na re­gião.

Du­ter­te não só se dis­tan­ci­ou dos Es­ta­dos Uni­dos co­mo mos­trou in­ten­ção de es­trei­tar la­ços di­plo­má­ti­cos e co­mer­ci­ais tan­to com a Rús­sia co­mo com a Chi­na, ten­do pre­vis­ta uma vi­a­gem a Pe­quim no pró­xi­mo dia 20 de Ou­tu­bro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.