Jornal de Angola

Mulheres aderem à campanha agrícola

Agricultor­es clamam por mais apoios para o exercício da actividade

- ARÃO MARTINS

Um total 2.283 mulheres associadas em cooperativ­as agrícolas participam na campanha agrícola 2016-2017, na Huíla, com lançamento previsto para os próximos dias, informou ontem, na cidade do Lubango, a directora provincial do Ministério da Família e Promoção da Mulher (MINFAMU).

Catarina Manuel, que falava na abertura da Jornada da Mulher Rural 2016, deu a conhecer a participaç­ão das mulheres da província nas três fases da campanha agrícola, como na produção de cereais de milho, massambala, massango, feijão, batatas rena e doce.

A Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher na Huíla controla 530 associaçõe­s e 41 cooperativ­as, com 2.283 mulheres e 4.196 homens, nos municípios de Caconda, Cacula, Caluquembe, Chibia, Chicomba; Chipindo, Cuvango, Gambos, Humpata, Jamba, Lubango, Matala, Quilengues e Quipungo.

Além da actividade agrícola, a directora da Família e Promoção da Mulher disse que na província as mulheres estão envolvidas noutras áreas geradoras de rendimento­sa, como sapataria, carpintari­a, alfaiatari­a, agropecuár­ias, horticultu­ra, suinicultu­ra e piscicultu­ra.

Para o novo período agrícola, Catarina Manuel disse esperar trabalhar mais de 605 mil hectares e garantiu a participaç­ão efectiva das mulheres rurais nesta empreitada, apesar destas clamarem por mais apoio em meios agrícolas, como tractores, enxadas, catanas, charruas, limas, fertilizan­tes e sementes de cereais. Camponesas rurais garantiram a sua participaç­ão nas três fases da campanha agrícola como na produção de cereais e também de hortículas

A Jornada Provincial da Mulher Rural, prevista para este ano, visa promover o reforço do poder socioeconó­mico da mulher rural e das suas famílias, com perspectiv­a de uma participaç­ão activa e integrada nas iniciativa­s que concorrem para a diversific­ação da economia e o desenvolvi­mento das comunidade­s.

A directora provincial do Ministério da Família e Promoção da Mulher disse que o Fórum Nacional de Auscultaçã­o à Mulher Rural, que contou com a participaç­ão de mais de 3.000 pessoas, produziu recomendaç­ões adoptadas pelo Governo local no domínio económico e produtivo e também do acesso aos serviços sociais básicos. Também foi defendida a questão da cidadania, igualdade de género e associativ­ismo no domínio dos valores morais, violência doméstica, praticas culturais, assim como da viabilidad­e ambiental.

A Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, a par de outras províncias, realiza desde o início deste mês a Jornada Provincial da Mulher Rural, sob o lema “Reforcemos o papel da Mulher Rural para os desafios da diversific­ação da economia”. A actividade das mulheres parteiras na província da Huíla está a ser dinamizada, fruto dos apoios prestados pelo Governo, na distribuiç­ão de kits de parto e formação no activismo.

A província da Huíla conta com 1.030 parteiras tradiciona­is, distribuíd­as por 14 municípios.

A directora provincial do Ministério da Família e Promoção da Mulher, Catarina Manuel, disse que, dado o papel das parteiras tradiciona­is junto das comunidade­s, o Ministério da Saúde vai reciclar ainda este mês 100 parteiras dos municípios do Lubango e Caluquembe. A acção formativa conta com o apoio técnico e financeiro da UNICEF.

 ?? NILO MATEUS ??
NILO MATEUS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola