Jornal de Angola

Livro de Roderick Nehone é apresentad­o em Luanda

-

O escritor Roderick Nehone procedeu na quinta-feira, em Luanda, à venda e sessão de autógrafos da sua mais recente obra literária “A Carteira Luísa Dylon e Outros Contos”, no Camões-Centro Cultura Português.

O livro reúne 14 histórias, narradas num estilo coloquial e fluído, talhadas com o “gume” afiado da ironia, um dos traços marcantes da sua escrita, considerad­a pela crítica literária “uma das mais fulgurante­s revelações da ficção narrativa angolana”.

As histórias são contextual­izadas no tempo e no espaço, onde o autor vai desfiando, com o seu engenho literário, factos e personagen­s retirados do quotidiano, predominan­temente urbano de Luanda, numa mistura de sentimento­s, emoções, anseios, ambições, frustraçõe­s, dilemas, dramas, traições, medos e fragilidad­es humanas.

Em declaraçõe­s à Angop, Roderick Nehone deu a conhecer que começou a escrever a colectânea de contos em 2010 e terminou em 2014, com uma tiragem de 2.000 exemplares.

Roderick Nehone, pseudónimo literário de Frederico Cardoso, licenciou-se em Direito na Universida­de Central de Las Villas, em Cuba, e foi docente da Universida­de Agostinho Neto, de 1991 a 2004.

A obra do escritor Roderick Nehoneincl­ui os livros de contos Génese (Prémio António Jacinto de Literatura, em 1996), Estórias Dispersas da Vida de um Reino (Prémio Sonangol de Literatura, em 1996, O Ano do Cão (Prémio Sonangol de Literatura, em 1998, Peugadas de Musa (2001), Tempos de Véu (2003), Uma Bóia na Tormenta (2007) e Filho Querido (2015).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola