Jornal de Angola

Militares defendem liderança isolada

- ANTÓNIO DE BRITO |

O escaldante 1º de Maio de Benguela-1º de Agosto abre hoje às 15h00, no Estádio Edelfride Palhares da Costa “Miau”, a 26ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, que reserva ainda para o dia os desafios ASA-Progresso Sambizanga, Sagrada Esperança-Progresso da Lunda Sul e Kabuscorp do Palanca-Benfica de Luanda.

Proletário­s e rubros e negros jogam uma cartada decisiva, apesar perseguire­m objectivos distintos na maior festa futebolíst­ica nacional. A atravessar uma situação complicada na prova, ao ocupar o 14º lugar com 23 pontos, a formação encarnada está obrigada a vencer nos próximos quatro jogos, por forma a chegar aos 35 pontos e assim assegurar a permanênci­a.

Para continuar isolado na liderança do campeonato e reforçar a sua marcha rumo ao regresso às grandes conquistas na modalidade, o 1º de Agosto tem de triunfar na visita a Benguela, bem como nos restantes quatro desafios, para completar 69 pontos e ficar a salvo da ameaça dos seus adversário­s, Recreativo do Libolo e Petro de Luanda.

Mesmo que os concorrent­es directos na disputa do título vençam, a diferença de pontos será sempre de três. O jogo 1º de Maio e 1º de Agosto prometem ser intenso e de desfecho imprevisív­el. Os militares derrotaram os proletário­s, por 3-1, no primeiro turno do campeonato.

O 1º de Agosto não vence há cinco anos na cidade de Benguela. Tem um saldo de cinco vitórias, igual número de derrotas e um empate. Ambas as formações disputam o 24º desafio, com clara supremacia da formação do Rio Seco, que regista 12 vitórias, seis derrotas e cinco empates. Os rubros e negros detêm o triunfo mais expressivo (5-1), em 2013.

O ASA recebe o Progresso Sambizanga, às15h30 no Estádio Municipal dos Coqueiros, num jogo de elevado grau de dificuldad­e.

Frente aos sambilas, os aviadores pretendem regressar aos triunfos no campeonato, pois vêm de sucessivas derrotas com o Kabuscorp (2-0) e Interclube (3-1).A equipa do Progresso, orientado por Albano César, quer quebrar a série de sete empates seguidos, depois da vitória (2-1) diante do Desportivo da Huíla, na 18ª jornada da competição. Espera-se por um jogo renhido e equilibrad­o.

Sagrada Esperança e Progresso da Lunda Sul defrontam-se às 15h00, na cidade do Dundo. o desafio está a gerar muita expectativ­a, por colocar frente a frente equipas do Leste do país. Nos jogos já disputados para o campeonato, os diamantífe­ros levam vantagem, mercê do registo de duas vitórias e um empate.

Equilibrad­o pode vir a ser o jogo entre Kabuscorp do Palanca e Benfica de Luanda, às 18h00 no Estádio Municipal dos Coqueiros. Os palanquino­s venceram por 1-0, na primeira volta da competição, desaire que os encarnados pretendem devolver, contrarian­do ao máximo as intenções dos anfitriões.

Amanhã, na sequência da jornada, o Interclube defronta o Petro de Luanda, às 15h00 no Estádio 22 de Junho. O Desportivo da Huíla recebe o 4 de Abril, às15h00 no Estádio do Ferrovia, enquanto o Porcelana é visitado pela a Académica do Lobito, às 15h00 no Estádio dos Dinizes. Na próxima segunda-feira, Recreativo do Libolo e Recreativo da Caála fecham a ronda às 15h00, no Estádio Municipal de Calulo.

 ?? JOSÉ COLA ?? Goleador Gelson é o trunfo guardado por Dragan Jovic para atacar a última etapa da campanha dos militares rumo à conquista do décimo título
JOSÉ COLA Goleador Gelson é o trunfo guardado por Dragan Jovic para atacar a última etapa da campanha dos militares rumo à conquista do décimo título

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola