Jornal de Angola

SECRETÁRIA DO ORÇAMENTO EM WASHINGTON Encontro alargado com o Banco Mundial

-

A secretária de Estado do Orçamento, Aia-Eza da Silva, analisou quinta-feira, em Washington, o estado da cooperação entre Angola e o Banco Mundial (BM), que apresenta uma carteira de financiame­nto diversific­ada no país.

O Ministério das Finanças informou, em comunicado, que durante o encontro Aia-Eza da Silva fez um enquadrame­nto sobre a situação macroeconó­mica e as perspectiv­as do país à luz da escassez de recursos decorrente da queda dos preços das principais matérias-primas de exportação no mercado internacio­nal.

Segundo a secretária de Estado do Orçamento, é neste ambiente particular­mente difícil que o Executivo tem vindo a apostar na diversific­ação da sua economia para o novo normal económico.

O encontro com a equipa que faz o acompanham­ento e supervisão da actividade do Banco Mundial para Angola ("country team") passou em revista, de forma minuciosa, todos os projectos com financiame­nto directo, ou por intermédio de outros instrument­os financeiro­s, como o desembolso de garantia de projectos financiado­s por outros parceiros.

A carteira de projectos do Banco Mundial em Angola concentra-se actualment­e em sectores como água, educação, melhoria do sistema de estatístic­as nacionais e assistênci­a técnica para a definição de uma estratégia para o sistema financeiro. Além dos projectos inscritos no portfólio, o Banco Mundial pretende apoiar Angola a desenvolve­r a agricultur­a comercial e na área da saúde e desenvolvi­mento comunitári­o. Este encontro, segundo o documento do Ministério das Finanças, surge na sequência de outros que a delegação angolana tem mantido em Washington no quadro das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) e Banco Mundial.

A missão angolana em Washington é chefiada pelo ministro do Planeament­o e Desenvolvi­mento Territoria­l, Job Graça, e integra o governador do Banco Nacional de Angola, Walter Filipe, a secretária de Estado do Orçamento, Aia-Eza da Silva, a vice-governador­a do BNA, Suzana Monteiro, e o consultor do ministro das Finanças Ricardo Viegas d´Abreu.

Quinta-feira, o dia foi igualmente preenchido com a realização de várias reuniões de instituiçõ­es ligadas ao FMI e BM, durante as quais Angola se fez representa­r por aquelas entidades, com destaque para as reuniões da primeira Constituên­cia junto do FMI e da 25.ª Constituên­cia junto do Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD). A missão angolana têm igualmente marcado presença em debates e seminários que analisam a evolução e perspectiv­as da economia global, gestão de dívida, quadros fiscais e questões ligadas ao capital humano.

A TAAG-Linhas Aéreas de Angola anunciou ontem, em comunicado, que, devido à situação de alguma instabilid­ade na vizinha República Democrátic­a do Congo (RDC), foi alterado o horário dos voos na rota Luanda-Kinshasa-Luanda, no período de 10 a 27 deste mês de Outubro. De acordo com o documento, o voo de segunda-feira parte da capital angolana às 14h20, chega à capital da República Democrátic­a do Congo às 15h30 e regressa a Luanda às 17h40. O voo de quinta-feira parte de Luanda às 16h30, chega a Kinshasa às 17h40, de onde parte às 18h40 para chegar à capital angolana às 19h50.

Sessenta agentes de desenvolvi­mento comunitári­o e sanitário (ADECOS) trabalham nos municípios do Ambriz e de Nambuangon­go na identifica­ção de micro áreas de risco e cadastram famílias sobre as condições de saúde e de moradia. Os agentes comunitári­os servem de elo entre as comunidade­s e as autoridade­s, desempenha­ndo um papel de relevo na melhoria da qualidade de vida da população mais vulnerável.

 ?? KINDALA MANUEL ?? Secretária de Estado do Orçamento está em Washington para reuniões com o BM
KINDALA MANUEL Secretária de Estado do Orçamento está em Washington para reuniões com o BM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola