Jornal de Angola

Furacão deixa rasto de morte e destruição

- DR

Cruz Vermelha Internacio­nal pede ajuda imediata para acudir a milhares de haitianos

A passagem do furacão Matthew deixou 877 mortos no Haiti, segundo a Reuters, que cita as autoridade­s locais. O balanço oficial feito pela Defesa Civil é de 271 mortos. Há milhares de casas destruídas e muitos bairros continuam inundados na península do sudoeste do país. O furação é o mais forte a atingir o Caribe desde 2007, e foi justamente no Haiti que o “Matthew” causou mais destruição.

A Cruz Vermelha estima que mais de um milhão de pessoas foram afectadas no país das Caraíbas e lança um apelo à ajuda imediata para 50 mil haitianos. O país mais pobre das Américas foi devastado por um terramoto em 2010 e até hoje ainda não se recuperou completame­nte.Milhares de pessoas foram levadas para abrigos onde falta água e comida. Hospitais estão lotados e sem remédio.

O vento de cerca de 230 quilómetro­s por hora derrubou árvores, barrancos e pontes, além de destruir milhares de casas.

Na manhã de sexta (7), o senador haitiano Hervé Fourcan disse à agência de notícias France Presse que o acesso a muitas regiões atingidas pelo furacão no país é difícil, pelo que é provável que o número de mortes continue a aumentar.

Na quinta-feira, a Cruz Vermelha lançou um apelo de emergência para obter ajuda imediata para 50 mil haitianos. A Federação Internacio­nal das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho pretende 6,92 milhões de dólares para ajudar a providenci­ar ajuda médica, abrigos, água e saneamento durante o próximo ano para pessoas afectadas pelo furacão no país.

“Estamos extremamen­te preocupado­s com a segurança, saúde e bem-estar das mulheres, homens e crianças que foram impactados, principalm­ente em cidades remotas e vilarejos”, disse a chefe da divisão América Latina da Federação Internacio­nal das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, Ines Brill, em comunicado.

 ??  ??
 ??  ?? Passagem do furacão “Matthew” deixa rasto de mortes e destruição no Haiti
Passagem do furacão “Matthew” deixa rasto de mortes e destruição no Haiti

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola