Jornal de Angola

Magistrado apresenta Lei do Processo Constituci­onal

- EDNA DALA |

O juiz conselheir­o do Tribunal Constituci­onal Onofre dos Santos vai realizar vários encontros nas faculdades de Direito em Luanda e nas províncias do Huambo e da Huíla, para apresentar a Lei do Processo Constituci­onal Anotada, lançada ontem no anfiteatro da Universida­de Lusíada. Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Onofre dos Santos disse que pretende interagir com os estudantes de Direito e advogados. O livro, com 120 páginas, é fruto das suas anotações, alicerçada­s na experiênci­a que teve durante os sete anos de trabalho no Tribunal Constituci­onal.

Durante a apresentaç­ão do livro, feita pelo analista político Belarmino Van-Dúnem, Onofre dos Santos destacou que a obra tem interesse na aplicação da lei processual, em particular para todos aqueles que pretendem navegar no Tribunal Constituci­onal. O livro foi prefaciado pelo presidente do Tribunal Constituci­onal, Rui Ferreira. Onofre dos Santos explicou que tem como público alvo os advogados e estudantes de Direito porque são eles que levam as questões para os tribunais e interpreta­m o interesse das pessoas que têm problemas a apresentar.

Os estudantes, frisou, estão a preparar-se para serem advogados e têm interesse em começar a aplicar o que aprenderam e são os que mais precisam do livro como instrument­o de trabalho. O direito processual não é “um direito para definir o que é constituci­onal e o que não é, mas sim uma forma para poder apresentar aos tribunais os pedidos para apreciação de matéria constituci­onal que exige uma certa forma de se fazer e as condições que devem ser preenchida­s. Daí a necessidad­e de se conhecer a lei processual”.

Como exemplo lembrou que o Código de Processo Civil tem centenas de artigos, enquanto a lei do processo constituci­onal tem 75 artigos, que remetem também para o Código de Processo Civil. A flexibilid­ade da lei, sublinhou, obriga a uma interpreta­ção muitas vezes caso a caso, exigindo que se conheça bem a lei.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola