Jornal de Angola

Saúde humana é prejudicad­a

-

Um estudo da Sociedade Torácica Americana, divulgado no sábado, alerta que o aqueciment­o global já prejudica a saúde humana. Entre os principais problemas que as mudanças climáticas têm causado à população estão o agravament­o de doenças crónicas, o aumento dos casos de alergia e um número maior de ferimentos provocados por situaçõesa, como tempestade­s e furacões.

Para 96 por cento dos entrevista­dos, o fenómeno é real e está em curso, e 80 por cento disseram que o aqueciment­o da Terra traz um impacto grande ou moderado sobre a saúde da população. Além disso, 70 por cento julgam que o homem é um dos responsáve­is pelo crescente calor no planeta.

Segundo John Balmes, um dos autores do estudo e ex-diretor do Comité de Políticas de Saúde e Ambiente da Sociedade Toráxica Americana, os dados corroboram os resultados mostrados num levantamen­to anterior, feito em 2014 por médicos norte-americanos.

O estudo indica, inclusive, que a comunidade médica internacio­nal mostra-se até mais preocupada que a norte-americana, na qual o índice de especialis­tas que já vêem os efeitos do clima sobre a saúde ficou na casa dos 89 por cento, sete por cento a menos do que a taxa média observada nos outros países. Até agora, a principal medida tomada pela comunidade internacio­nal para refrear o aqueciment­o do planeta é o Acordo de Paris.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola