MI­NIS­TRO GE­OR­GES CHI­KO­TI NA CA­PI­TAL DA RDC Troi­ka da SADC reu­ni­da em Kinsha­sa

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, par­ti­ci­pa ho­je, em Kinsha­sa, nu­ma reu­nião da Troi­ka do Ór­gão de De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC).

A reu­nião de­ve ana­li­sar os úl­ti­mos de­sen­vol­vi­men­tos no qua­dro po­lí­ti­co da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, que foi re­cen­te­men­te pal­co de con­fron­tos en­tre ma­ni­fes­tan­tes que con­tes­tam o que con­si­de­ram fal­ta de von­ta­de do Pre­si­den­te Jo­seph Ka­bi­la de re­a­li­zar elei­ções pre­si­den­ci­ais.

A si­tu­a­ção es­tá sob con­tro­lo e se­gun­do re­cen­tes re­la­tos a par­tir da ca­pi­tal da RDC já não exis­tem fo­cos de vi­o­lên­cia co­mo os que se ve­ri­fi­ca­ram nas ru­as de Kinsha­sa em fi­nais de Se­tem­bro, si­tu­a­ção que mo­ti­vou a de­ci­são da di­plo­ma­cia an­go­la­na de trans­fe­rir os fa­mi­li­a­res dos di­plo­ma­tas pa­ra Braz­za­vil­le.

Re­cen­te­men­te, a mi­nis­tra das Re­la­ções In­ter­na­ci­o­nais e Co­o­pe­ra­ção da Áfri­ca do Sul, em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, em Lu­an­da, dis­se que o seu país, tal co­mo An­go­la, têm in­te­res­se na es­ta­bi­li­da­de da RDC. Mai­te Masha­ba­na lem­brou, na oca­sião, que exis­te um acor­do tri­par­ti­do Áfri­ca do Sul, RDC e An­go­la de co­o­pe­ra­ção po­lí­ti­ca, eco­nó­mi­ca e de se­gu­ran­ça, que foi as­si­na­do em Lu­an­da, em 2013, que re­for­ça o in­te­res­se em acom­pa­nhar de for­ma aten­ta os de­sen­vol­vi­men­tos re­cen­tes na RDC. “Pro­cu­ra­mos for­mas de co­o­pe­rar no que for pos­sí­vel de mo­do a dar su­por­te às ini­ci­a­ti­vas de diá­lo­go in­ter­no, que es­tão a ser en­ca­mi­nha­das pe­la União Afri­ca­na, atra­vés do seu En­vi­a­do Es­pe­ci­al, o to­go­lês Edem Kod­jo.”

Os re­sul­ta­dos da reu­nião de ho­je, os mem­bros da Troi­ka do Ór­gão de De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da SADC se­rão le­va­dos pa­ra a pró­xi­ma Ci­mei­ra ex­tra­or­di­ná­ria da Re­gião dos Gran­des La­gos, mar­ca­da pa­ra o pró­xi­mo dia 27, na ca­pi­tal an­go­la­na. O mi­nis­tro Ge­or­ges Chi­ko­ti dis­se que a Ci­mei­ra já ti­nha si­do con­vo­ca­da, mas ad­qui­riu ca­rác­ter de ur­gên­cia fa­ce à ne­ces­si­da­de de se ana­li­sar de for­ma pro­fun­da e abran­gen­te os úl­ti­mos acon­te­ci­men­tos na RDC.

Ini­ci­a­ti­va con­jun­ta da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal da Re­gião dos Gran­des La­gos (CIRGL), Na­ções Uni­das e União Afri­ca­na, a Ci­mei­ra de­ve ser an­te­ce­di­da de uma reu­nião de pe­ri­tos des­sas en­ti­da­des, no dia 24. “A re­gião tor­na-se um pou­co ins­tá­vel e as res­pon­sa­bi­li­da­des de An­go­la, co­mo pre­si­den­te em exer­cí­cio da CIRGL, são mui­tas”, dis­se o mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res.

Se­gun­do Ge­or­ges Chi­ko­ti, além dos de­sen­vol­vi­men­tos po­lí­ti­cos na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go, a Ci­mei­ra de­ve­rá tam­bém dis­cu­tir a si­tu­a­ção no Bu­run­di, no Su­dão do Sul e na Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na (RCA), que “con­ti­nu­am a pre­o­cu­par a re­gião e o con­ti­nen­te afri­ca­no em ge­ral”.

A Troi­ka do Ór­gão de De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da SADC é uma ins­tân­cia da or­ga­ni­za­ção cu­jo pa­pel prin­ci­pal é a bus­ca de so­lu­ções pa­ra os con­fli­tos e cri­ses nos paí­ses da re­gião. A Tan­zâ­nia de­tém ac­tu­al­men­te a pre­si­dên­cia do ór­gão.

Mais du­as pas­sa­gens aé­re­as fo­ram mon­ta­das on­tem na via Ex­pres­so Ben­fi­ca-Vi­a­na, pe­la Di­rec­ção Na­ci­o­nal da In­fra-es­tru­tu­ras Pú­bli­cas (DNIP), no qua­dro das 104 pon­tes pre­vis­tas pa­ra Lu­an­da. As in­fra-es­tru­tu­ras me­tá­li­cas es­tão lo­ca­li­za­das nas ime­di­a­ções da en­tra­da do Zan­go Ze­ro e de­fron­te ao Ins­ti­tu­to Po­li­téc­ni­co In­ter­na­ci­o­nal de An­go­la (ISIA), res­pec­ti­va­men­te. Com su­por­te em be­tão e pi­la­res me­tá­li­cos, o equi­pa­men­to tem uma di­men­são de cer­ca de 7,5 me­tros de al­tu­ra, 2,5 me­tros de lar­gu­ra e 62 me­tros de cum­pri­men­to.

A Rús­sia pre­sen­te­ou a Ve­ne­zu­e­la com uma es­tá­tua do ex-pre­si­den­te ve­ne­zu­e­la­no Hu­go Chá­vez. A es­tá­tua foi inau­gu­ra­da sex­ta-fei­ra em Sa­ba­ne­ta, ci­da­de na­tal de Chá­vez. A ce­ri­mó­nia con­tou com par­ti­ci­pa­ção do Pre­si­den­te ve­ne­zu­e­la­no Ni­co­las Ma­du­ro, o ir­mão de Adan Chá­vez, ir­mão de Hu­go Chá­vez, e o pre­si­den­te da em­pre­sa pe­tro­lí­fe­ra rus­sa Ros­neft Igor Se­chin, en­tre ou­tros con­vi­da­dos. A es­tá­tua de seis me­tros de al­tu­ra, é da au­to­ria do es­cul­tor rus­so Ser­gei Ka­zant­sev e foi en­co­men­da­da pe­la Ros­neft a pe­di­do do Pre­si­den­te rus­so Vla­di­mir Pu­tin.

EDUARDO PE­DRO

Mi­nis­tro Ge­or­ges Chi­ko­ti par­ti­ci­pa na reu­nião da Troi­ka da SADC em Kinsha­sa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.