Kan­gam­ba diz que UNITA é in­ca­paz de ver pro­gres­sos

Jornal de Angola - - PARTADA -

A UNITA tem di­fi­cul­da­de em ad­mi­tir que ape­sar da con­jun­tu­ra eco­nó­mi­ca ad­ver­sa o país re­gis­ta pro­gres­sos em vá­ri­os do­mí­ni­os, dis­se no sá­ba­do, em Lu­an­da, Ben­to Kan­gam­ba. O di­ri­gen­te do MPLA acu­sou o lí­der da UNITA de fa­zer “show-off” quan­do faz ata­ques ao Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca sem ar­gu­men­tos sus­ten­tá­veis.

A UNITA tem di­fi­cul­da­de em ad­mi­tir que ape­sar da con­jun­tu­ra eco­nó­mi­ca ad­ver­sa o país re­gis­ta pro­gres­sos em vá­ri­os do­mí­ni­os, dis­se no sá­ba­do, em Lu­an­da, Ben­to Kan­gam­ba.

O di­ri­gen­te do MPLA acu­sou o lí­der da UNITA de fa­zer “show-off” quan­do faz ata­ques ao Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca sem ar­gu­men­tos sus­ten­tá­veis. Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, à mar­gem de um en­con­tro com mais de oi­to mil mem­bros de vá­ri­as con­gre­ga­ções re­li­gi­o­sas e re­pre­sen­tan­tes de ou­tros se­gui­men­tos a so­ci­e­da­de ci­vil, que ser­viu pa­ra pro­mo­ver a cam­pa­nha em tor­no do pro­ces­so de ac­tu­a­li­za­ção de da­dos dos ci­da­dãos mai­o­res pa­ra o re­gis­to elei­to­ral, Kan­gam­ba acu­sou a UNITA de “pre­gar a des­con­fi­an­ça” e pro­cu­rar “cri­ar di­fi­cul­da­des” nu­ma al­tu­ra em que “fa­zia fal­ta que to­dos os ac­to­res po­lí­ti­cos aju­das­sem a mo­bi­li­zar os an­go­la­nos pa­ra o pro­ces­so elei­to­ral”.

O se­cre­tá­rio Iti­ne­ran­te do Co­mi­té de Lu­an­da do MPLA con­si­de­rou fun­da­men­tal as igre­jas e ou­tros mem­bros da so­ci­e­da­de ci­vil es­ta­rem em sin­to­nia com os par­ti­dos po­lí­ti­cos res­pon­sá­veis e o Go­ver­no, na bus­ca de so­lu­ções pa­ra os pro­ble­mas so­ci­ais das co­mu­ni­da­des e ven­cer os de­sa­fi­os que o país tem pe­la fren­te.

Ao dis­cur­sar pa­ra o pú­bli­co, Ben­to Kan­gam­ba re­co­nhe­ceu que a Igre­ja tem co­la­bo­ra­do em vá­ri­as ta­re­fas e ci­tou a edu­ca­ção e en­si­no co­mo “um bom exem­plo” des­sa co­la­bo­ra­ção. Re­fe­riu-se aos mui­tos ca­sos de es­co­las pa­ra o sub­sis­te­ma de en­si­no não uni­ver­si­tá­rio, em que o Es­ta­do as­su­me a co­lo­ca­ção e re­mu­ne­ra­ção de pro­fes­so­res e das di­rec­ções das mes­mas, sob pro­pos­ta da res­pec­ti­va con­gre­ga­ção re­li­gi­o­sa.

O di­ri­gen­te do MPLA fa­lou do sec­tor da Saú­de on­de a Igre­ja tem fei­to sen­tir a sua pre­sen­ça ao acu­dir inú­me­ras pes­so­as des­fa­vo­re­ci­das e vul­ne­rá­veis com as­sis­tên­cia mé­di­co-me­di­ca­men­to­sa. Ben­to Kan­gam­ba fa­lou do Pre­si­den­te Jo­sé Eduardo dos San­tos co­mo um exem­plo de li­de­ran­ça “sá­bia e vi­si­o­ná­ria”, que “além de ser um pro­mo­tor da paz e da es­ta­bi­li­da­de, in­cen­ti­va a go­ver­na­ção par­ti­ci­pa­ti­va.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.