Go­ver­no cu­ba­no ex­pres­sa gra­ti­dão pe­lo apoio fir­me dos an­go­la­nos

Em­bai­xa­do­ra Gi­ze­la Ri­ve­ra saú­da solidariedade da co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal pa­ra com Ha­va­na

Jornal de Angola - - PARTADA - ELEAZAR VAN-DÚNEM |

PO­LÍ­TI­CA | 2

O “im­por­tan­te apoio” do Go­ver­no an­go­la­no na lu­ta do po­vo cu­ba­no con­tra o blo­queio uni­la­te­ral dos EUA à Cu­ba me­re­ceu, em Lu­an­da, o agra­de­ci­men­to da em­bai­xa­do­ra da­que­le país das Ca­raí­bas em An­go­la.

Gi­ze­la Ri­ve­ra fa­la­va em ex­clu­si­vo ao Jor­nal de An­go­la, à mar­gem da ce­ri­mó­nia do 40º ani­ver­sá­rio da sa­bo­ta­gem do avião de Bar­ba­dos, da avi­a­ção cu­ba­na, em 6 de Ou­tu­bro de 1976, que pro­vo­cou a mor­te de 73 cu­ba­nos, in­cluin­do a equi­pa na­ci­o­nal de es­gri­ma que vi­a­ja­va de re­gres­so ao país após par­ti­ci­par, em Ca­ra­cas, Ve­ne­zu­e­la, no Cam­pe­o­na­to Cen­tro-Ame­ri­ca­no e das Ca­raí­bas.

So­bre a si­tu­a­ção do blo­queio dos EUA con­tra Cu­ba, Gi­ze­la Ri­ve­ra in­for­mou que Ha­va­na vol­ta a pe­dir es­te ano na ONU o fim do blo­queio eco­nó­mi­co, co­mer­ci­al e fi­nan­cei­ro dos EUA, “que se man­tém ape­sar dos dis­cur­sos e da vi­si­ta do Pre­si­den­te dos EUA a Cu­ba, bem co­mo das me­di­das to­ma­das por Ba­rack Oba­ma, que re­co­nhe­ce­mos co­mo po­si­ti­vas, mas con­si­de­ra­mos li­mi­ta­das e in­su­fi­ci­en­tes”.

Qu­es­ti­o­na­da se a mu­dan­ça na Pre­si­dên­cia dos EUA po­de pre­ju­di­car a lu­ta pa­ra a re­ti­ra­da do blo­queio dos EUA con­tra Cu­ba, res­pon­deu que a mai­o­ria dos nor­te-ame­ri­ca­nos é con­tra o blo­queio, ra­zão pe­la qu­al, “se a von­ta­de do po­vo é ou­vi­da e res­pei­ta­da, in­de­pen­den­te­men­te de quem ve­nha a es­tar na Ca­sa Bran­ca, vai ter em con­ta o de­se­jo dos nor­te-ame­ri­ca­nos”. Cu­ba, pros­se­guiu, es­tá con­ven­ci­da de que o blo­queio vai ser le­van­ta­do mais ce­do ou mais tar­de, “por­que não tem sen­ti­do, é con­trá­rio às leis in­ter­na­ci­o­nais e até mes­mo con­tra o in­te­res­se dos nor­te-ame­ri­ca­nos”. A co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal, su­bli­nhou, tam­bém apoia Cu­ba nes­ta lu­ta. “No ano pas­sa­do, 191 paí­ses vo­ta­ram con­tra o blo­queio, ape­nas dois paí­ses não o fi­ze­ram”, re­cor­dou.

Gi­ze­la Ri­ve­ra tam­bém co­men­tou a no­me­a­ção de An­tó­nio Gu­ter­res ao car­go de Se­cre­tá­rio-Ge­ral da ONU. Ape­sar de não ter na al­tu­ra uma po­si­ção ofi­ci­al do seu país, dis­se es­tar se­gu­ra que Cu­ba “vai dar ao pró­xi­mo Se­cre­tá­rio-Ge­ral da ONU to­do o apoio”, por­que se­guiu o seu per­cur­so e a sua ac­ção po­si­ti­va en­quan­to al­to fun­ci­o­ná­rio da ONU pa­ra os Re­fu­gi­a­dos. So­bre a ques­tão dos re­fu­gi­a­dos, Gi­ze­la Ri­ve­ra afir­mou que Cu­ba “sem­pre vê o la­do hu­ma­ni­tá­rio e a ne­ces­si­da­de de apoio de to­dos os que ne­ces­si­tam em qual­quer par­te do mun­do”. E dis­se ser mui­to im­por­tan­te en­ten­der a cau­sa da cri­se mi­gra­tó­ria e bus­car con­sen­sos pa­ra aca­bar com o fe­nó­me­no.

Ter­ro­ris­mo de Es­ta­do

Ao fa­lar so­bre a tra­gé­dia de 6 de Ou­tu­bro de 1976, a di­plo­ma­ta cu­ba­na afir­mou que a vi­da des­tes cu­ba­nos fo­ram re­ti­ra­das “por um gru­po de cri­mi­no­sos que ho­je go­zam im­pu­ni­da­de e abri­go em ter­ri­tó­rio nor­te-ame­ri­ca­no, ape­sar de ter si­do pro­va­da a sua par­ti­ci­pa­ção nes­te e nou­tros ac­tos ter­ro­ris­tas con­tra Cu­ba”.

Gi­ze­la Ri­ve­ra de­nun­ci­ou o que cha­mou de “po­lí­ti­ca de ter­ro­ris­mo de Es­ta­do” apli­ca­da con­tra Cu­ba “me­di­an­te ac­ções na mai­o­ria dos ca­sos en­co­ra­ja­das por au­to­ri­da­des dos EUA”, e rei­te­rou que o Go­ver­no e o po­vo cu­ba­no “con­de­nam e en­fren­tam o ter­ro­ris­mo em to­das as su­as for­mas e ma­ni­fes­ta­ções”. Em homenagem às ví­ti­mas do avião de Bar­ba­dos, Cu­ba de­cla­rou ofi­ci­al­men­te o 6 de Ou­tu­bro Dia das Ví­ti­mas do Ter­ro­ris­mo de Es­ta­do.Em 6 de Ou­tu­bro de 1976 du­as bom­bas ex­plo­di­ram a bor­do do voo 455, da avi­a­ção cu­ba­na, cau­san­do a mor­te de 73 pes­so­as, a mai­o­ria in­te­gran­te da equi­pa ju­ve­nil cu­ba­na de es­gri­ma, que re­tor­na­va da Ve­ne­zu­e­la, após re­ce­ber a mai­o­ria das me­da­lhas de ou­ro de um cam­pe­o­na­to na­que­le país da Amé­ri­ca do Sul. En­tre as ví­ti­mas, 57 eram cu­ba­nas, on­ze gui­a­nen­ses e cin­co nor­te-co­re­a­nas.

DO­MIN­GOS CADÊNCIA

Em­bai­xa­do­ra de Cu­ba em An­go­la (ao cen­tro) in­for­mou que es­te ano Ha­va­na vol­ta a pe­dir na ONU o fim do blo­queio eco­nó­mi­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.