Ser­vi­ços pri­si­o­nais apos­tam na agri­cul­tu­ra

Jornal de Angola - - PARTADA -

SO­CI­E­DA­DE | 24

Re­clu­sos do Es­ta­be­le­ci­men­to Pe­ni­ten­ciá­rio do Cuanza Nor­te vão cul­ti­var no pre­sen­te ano agrí­co­la cin­co hec­ta­res de ter­ras pa­ra o au­to sus­ten­to da uni­da­de pri­si­o­nal.

O fac­to foi anun­ci­a­do sá­ba­do, em Nda­la­tan­do, pe­lo res­pon­sá­vel dos Ser­vi­ços Pri­si­o­nais do Cuanza Nor­te, su­pe­rin­ten­den­te-pri­si­o­nal Jo­sé Ma­nu­el Tei­xei­ra, du­ran­te o ac­to de aber­tu­ra do ano agrí­co­la na­que­le es­ta­be­le­ci­men­to.Jo­sé Ma­nu­el Tei­xei­ra in­di­cou, igual­men­te, que a ac­ti­vi­da­de des­ti­na-se ain­da a pro­por­ci­o­nar aos re­clu­sos for­ma­ção no sec­tor agrá­rio, a cri­a­ção de há­bi­tos de tra­ba­lho e apro­vei­ta­men­to ra­ci­o­nal da pro­du­ção pa­ra o me­lho­ra­men­to da sua di­e­ta ali­men­tar e da dos efec­ti­vos. Re­fe­riu que dos cin­co hec­ta­res de ter­ra pre­pa­ra­das pa­ra o cul­ti­vo, três são de mi­lho, en­quan­to os res­tan­tes dois es­tão re­ser­va­dos pa­ra o cul­ti­vo da man­di­o­ca e de ou­tras cul­tu­ras de con­su­mo cor­ren­te co­mo o fei­jão e amen­doim. Jo­sé Ma­nu­el Tei­xei­ra adi­an­tou que além da ac­ti­vi­da­de agrí­co­la, os ser­vi­ços pri­si­o­nais no Cuanza Nor­te têm cri­a­do ani­mais pa­ra a ali­men­ta­ção dos pri­si­o­nei­ros.

A ac­ti­vi­da­de agrí­co­la vai ser de­sen­vol­vi­da no cam­po de Ca­mu­a­xi, a 13 qui­ló­me­tros de Nda­la­tan­do, per­ten­ça da uni­da­de pri­si­o­nal do Cuanza Nor­te, que con­ta com 25 hec­ta­res de ter­ra, dos qu­ais ape­nas oi­to es­tão a ser ex­plo­ra­dos.

Na úl­ti­ma cam­pa­nha agrí­co­la, o cam­po pro­du­ziu 14 to­ne­la­das de re­po­lho e pe­que­nas quan­ti­da­des de cou­ve, ce­nou­ra, pi­men­to e to­ma­te, Além da pro­du­ção agrí­co­la, o res­pon­sá­vel fri­sou que es­tão em cur­so ou­tras ac­ções que vi­sam a for­ma­ção, rein­te­gra­ção e par­ti­ci­pa­ção dos re­clu­sos, co­mo a es­co­la­ri­za­ção, tra­ba­lhos de al­ve­na­ria, fa­bri­ca­ção de ma­te­ri­ais de cons­tru­ção co­mo blo­cos, lan­cis, pa­vi­men­tos e ou­tros.

Pro­gra­mas de for­ma­ção re­li­gi­o­sa, com o apoio de as­so­ci­a­ções e or­ga­ni­za­ções não go­ver­na­men­tais vi­san­do a mu­dan­ça de com­por­ta­men­to dos re­clu­sos, são ou­tras das ac­ções em cur­so no es­ta­be­le­ci­men­to pri­si­o­nal da pro­vín­cia do Cuanza Nor­te.

JAIMAGENS

Pro­mo­vi­da a au­to-su­fi­ci­ên­cia das ca­dei­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.