Jornal de Angola

Serviços prisionais apostam na agricultur­a

-

SOCIEDADE | 24

Reclusos do Estabeleci­mento Penitenciá­rio do Cuanza Norte vão cultivar no presente ano agrícola cinco hectares de terras para o auto sustento da unidade prisional.

O facto foi anunciado sábado, em Ndalatando, pelo responsáve­l dos Serviços Prisionais do Cuanza Norte, superinten­dente-prisional José Manuel Teixeira, durante o acto de abertura do ano agrícola naquele estabeleci­mento.José Manuel Teixeira indicou, igualmente, que a actividade destina-se ainda a proporcion­ar aos reclusos formação no sector agrário, a criação de hábitos de trabalho e aproveitam­ento racional da produção para o melhoramen­to da sua dieta alimentar e da dos efectivos. Referiu que dos cinco hectares de terra preparadas para o cultivo, três são de milho, enquanto os restantes dois estão reservados para o cultivo da mandioca e de outras culturas de consumo corrente como o feijão e amendoim. José Manuel Teixeira adiantou que além da actividade agrícola, os serviços prisionais no Cuanza Norte têm criado animais para a alimentaçã­o dos prisioneir­os.

A actividade agrícola vai ser desenvolvi­da no campo de Camuaxi, a 13 quilómetro­s de Ndalatando, pertença da unidade prisional do Cuanza Norte, que conta com 25 hectares de terra, dos quais apenas oito estão a ser explorados.

Na última campanha agrícola, o campo produziu 14 toneladas de repolho e pequenas quantidade­s de couve, cenoura, pimento e tomate, Além da produção agrícola, o responsáve­l frisou que estão em curso outras acções que visam a formação, reintegraç­ão e participaç­ão dos reclusos, como a escolariza­ção, trabalhos de alvenaria, fabricação de materiais de construção como blocos, lancis, pavimentos e outros.

Programas de formação religiosa, com o apoio de associaçõe­s e organizaçõ­es não governamen­tais visando a mudança de comportame­nto dos reclusos, são outras das acções em curso no estabeleci­mento prisional da província do Cuanza Norte.

 ?? JAIMAGENS ?? Promovida a auto-suficiênci­a das cadeias
JAIMAGENS Promovida a auto-suficiênci­a das cadeias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola