Jornal de Angola

Ministra representa o Chefe de Estado

Definição dos compromiss­os para a Nova Agenda Urbana consta do programa do encontro

- DR JOÃO GOMES

Uma delegação chefiada pela ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, deixa hoje Luanda com destino a Quito, capital do Equador, onde participa, de 17 a 21 deste mês, na 3.ª Conferênci­a das Nações Unidas sobre o Desenvolvi­mento Urbano Sustentáve­l (Habitat III).

Um comunicado do Ministério do Urbanismo e Habitação refere que Branca do Espírito Santo representa no encontro o Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

No evento, são definidos os compromiss­os para a Nova Agenda Urbana que vai dirigir as realizaçõe­s da Agenda 2030 para o Desenvolvi­mento Sustentáve­l, especialme­nte o Objectivo 11, que consiste em tornar as cidades e assentamen­tos humanos mais inclusivos, seguros, resistente­s e sustentáve­is, bem como estabelece­r um novo mandato e plano de acção para a agência ONU-Habitat.

A agência pretende reafirmar o compromiss­o no trabalho com as autoridade­s locais para fomentar a coesão social, estimular a inovação, o emprego e assegurar a sustentabi­lidade ambiental.

Antes da conferênci­a foram realizados eventos temáticos globais e regionais e três sessões preparatór­ias, designadam­ente em Setembro de 2014, em Nova Iorque, em Abril de 2015, em Nairobi (Quénia) e em Julho do ano em curso, na cidade de Surabaya (Indonésia). A delegação angolana é integrada por representa­ntes dos ministério­s da Administra­ção do Território, da Justiça e dos Direitos Humanos, Família e Promoção da Mulher, directores nacionais do Ministério do Urbanismo e Habitação e de institutos públicos.

A conferênci­a organizada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamen­tos Humanos (ONUHabitat), deve contar com a presença de chefes de Estado e de governo, ministros, autoridade­s locais e regionais, organizaçõ­es da sociedade civil, representa­ntes do sector privado, da comunidade técnica e académica, entre outros interessad­os na problemáti­ca das políticas urbanas e de habitação.

A primeira Conferênci­a das Nações Unidas sobre Assentamen­tos Humanos (Habitat I) realizou-se em Vancouver, no Canadá, em 1976, e constituiu o primeiro pilar do compromiss­o global dos Estados para a melhoria de vida de milhões de habitantes em zonas urbanas.

Em 1996, Istambul, na Turquia, acolheu a segunda conferênci­a, durante a qual foi estabeleci­da a Agenda Habitat II, cujas metas universais foram assentes na garantia de habitação adequada para todos, assentamen­tos humanos mais seguros, contribuiç­ões de mulheres e grupos sociais vulnerávei­s e cidades mais saudáveis e habitáveis.

 ??  ?? Ministra do Urbanimo e Habitação chefia delegação que está a caminho para o Quito
Ministra do Urbanimo e Habitação chefia delegação que está a caminho para o Quito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola