Mi­nis­tra re­pre­sen­ta o Che­fe de Es­ta­do

De­fi­ni­ção dos com­pro­mis­sos pa­ra a No­va Agen­da Ur­ba­na cons­ta do pro­gra­ma do en­con­tro

Jornal de Angola - - POLÍTICA - DR JOÃO GO­MES

Uma de­le­ga­ção che­fi­a­da pe­la mi­nis­tra do Ur­ba­nis­mo e Ha­bi­ta­ção, Bran­ca do Es­pí­ri­to San­to, dei­xa ho­je Lu­an­da com des­ti­no a Qui­to, ca­pi­tal do Equa­dor, on­de par­ti­ci­pa, de 17 a 21 des­te mês, na 3.ª Con­fe­rên­cia das Na­ções Uni­das so­bre o De­sen­vol­vi­men­to Ur­ba­no Sus­ten­tá­vel (Ha­bi­tat III).

Um co­mu­ni­ca­do do Mi­nis­té­rio do Ur­ba­nis­mo e Ha­bi­ta­ção re­fe­re que Bran­ca do Es­pí­ri­to San­to re­pre­sen­ta no en­con­tro o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos.

No even­to, são de­fi­ni­dos os com­pro­mis­sos pa­ra a No­va Agen­da Ur­ba­na que vai di­ri­gir as re­a­li­za­ções da Agen­da 2030 pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel, es­pe­ci­al­men­te o Ob­jec­ti­vo 11, que con­sis­te em tor­nar as ci­da­des e as­sen­ta­men­tos hu­ma­nos mais in­clu­si­vos, se­gu­ros, re­sis­ten­tes e sus­ten­tá­veis, bem co­mo es­ta­be­le­cer um no­vo man­da­to e pla­no de ac­ção pa­ra a agência ONU-Ha­bi­tat.

A agência pre­ten­de re­a­fir­mar o com­pro­mis­so no tra­ba­lho com as au­to­ri­da­des lo­cais pa­ra fo­men­tar a co­e­são so­ci­al, es­ti­mu­lar a ino­va­ção, o em­pre­go e as­se­gu­rar a sus­ten­ta­bi­li­da­de am­bi­en­tal.

An­tes da con­fe­rên­cia fo­ram re­a­li­za­dos even­tos te­má­ti­cos glo­bais e re­gi­o­nais e três ses­sões pre­pa­ra­tó­ri­as, de­sig­na­da­men­te em Se­tem­bro de 2014, em No­va Ior­que, em Abril de 2015, em Nai­ro­bi (Qué­nia) e em Ju­lho do ano em cur­so, na ci­da­de de Su­ra­baya (In­do­né­sia). A de­le­ga­ção an­go­la­na é in­te­gra­da por re­pre­sen­tan­tes dos mi­nis­té­ri­os da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, da Jus­ti­ça e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, Fa­mí­lia e Pro­mo­ção da Mu­lher, di­rec­to­res na­ci­o­nais do Mi­nis­té­rio do Ur­ba­nis­mo e Ha­bi­ta­ção e de ins­ti­tu­tos pú­bli­cos.

A con­fe­rên­cia or­ga­ni­za­da pe­lo Pro­gra­ma das Na­ções Uni­das pa­ra os As­sen­ta­men­tos Hu­ma­nos (ONUHa­bi­tat), de­ve con­tar com a pre­sen­ça de che­fes de Es­ta­do e de go­ver­no, mi­nis­tros, au­to­ri­da­des lo­cais e re­gi­o­nais, or­ga­ni­za­ções da so­ci­e­da­de ci­vil, re­pre­sen­tan­tes do sec­tor privado, da co­mu­ni­da­de téc­ni­ca e aca­dé­mi­ca, en­tre ou­tros in­te­res­sa­dos na pro­ble­má­ti­ca das po­lí­ti­cas ur­ba­nas e de ha­bi­ta­ção.

A pri­mei­ra Con­fe­rên­cia das Na­ções Uni­das so­bre As­sen­ta­men­tos Hu­ma­nos (Ha­bi­tat I) re­a­li­zou-se em Van­cou­ver, no Ca­na­dá, em 1976, e cons­ti­tuiu o pri­mei­ro pi­lar do com­pro­mis­so glo­bal dos Es­ta­dos pa­ra a me­lho­ria de vi­da de mi­lhões de ha­bi­tan­tes em zo­nas ur­ba­nas.

Em 1996, Is­tam­bul, na Tur­quia, aco­lheu a se­gun­da con­fe­rên­cia, du­ran­te a qual foi es­ta­be­le­ci­da a Agen­da Ha­bi­tat II, cu­jas me­tas uni­ver­sais fo­ram as­sen­tes na ga­ran­tia de ha­bi­ta­ção ade­qua­da pa­ra to­dos, as­sen­ta­men­tos hu­ma­nos mais se­gu­ros, con­tri­bui­ções de mu­lhe­res e gru­pos so­ci­ais vul­ne­rá­veis e ci­da­des mais sau­dá­veis e ha­bi­tá­veis.

Mi­nis­tra do Ur­ba­ni­mo e Ha­bi­ta­ção che­fia de­le­ga­ção que es­tá a ca­mi­nho pa­ra o Qui­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.