Jornal de Angola

João Lourenço está em Lomé

-

O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, participa a partir de hoje, até sábado, em Lomé, Togo, na cimeira extraordin­ária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana sobre segurança marítima e desenvolvi­mento, em representa­ção do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Defesa Nacional, fazem parte da delegação o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, responsáve­is e peritos dos ministério­s envolvidos no tratamento dos assuntos de segurança marítima e desenvolvi­mento, e os embaixador­es junto da União Africana, na Nigéria e no Togo.

A decisão sobre a realização da cimeira extraordin­ária sobre segurança marítima e desenvolvi­mento em África foi decidida em Malabo, Guiné Equatorial, por iniciativa do Togo. A cimeira vai analisar questões ligadas à inseguranç­a marítima, marcada por actos de agressão, de banditismo, de roubo à mão armada, dos tráficos ilegais de todo o tipo em trânsito no mar, da pesca ilegal, da preservaçã­o do ambiente marinho, do mar como factor de desenvolvi­mento e da cooperação regional e internacio­nal para a salvaguard­a da segurança marítima.

A conferênci­a vai ainda estudar as vias e os meios adequados para eliminar os actos criminosos que põem seriamente em causa a paz e a segurança assim como a navegação no conjunto do espaço marítimo africano, em particular, no Corno de África e no Golfo da Guiné.

Na sua mensagem de boas-vindas, o Presidente do Togo, Faure Gnassingbe, sublinha que África pode responsabi­lizar-se e assumir o seu destino e almeja que a conferênci­a de Lomé conduza a resultados concretos e fiáveis, permitindo atingir rapidament­e os objectivos de paz, de estabilida­de e de desenvolvi­mento para África.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola