Ca­pa­ci­da­de de ac­tu­a­ção re­gis­ta me­lho­ri­as

Ins­ti­tui­ção es­tá a ser ha­bi­li­ta­da pa­ra for­mar mais de 450 téc­ni­cos em ca­da pe­río­do

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - ARÃO MAR­TINS |

A in­ter­ven­ção dos téc­ni­cos que ac­tu­am nas áre­as de ma­qui­nis­tas, elec­tri­ci­da­de, co­mu­ni­ca­ção, trans­por­te, lo­gís­ti­ca, as­sen­ta­do­res de vi­as e con­du­to­res vai co­nhe­cer me­lho­ri­as sig­ni­fi­ca­ti­vas quan­do co­me­ça­rem a ser ca­pa­ci­ta­dos, a par­tir de Abril, no pri­mei­ro Cen­tro de For­ma­ção dos Ca­mi­nhos-deFer­ro de Mo­çâ­me­des, que es­tá a ser er­gui­do no Lubango.

Com ca­pa­ci­da­de pa­ra, em ca­da pe­río­do lec­ti­vo, for­mar mais de 450 jo­vens, o Cen­tro de For­ma­ção Pro­fis­si­o­nal dos Ca­mi­nhos de Fer­ros de An­go­la es­tá a ser im­plan­ta­do nu­ma área to­tal de cons­tru­ção de 5.010.67 me­tros qua­dra­dos, do to­tal de 7.479.9 me­tros qua­dra­dos de ter­re­no usa­do e ou­tros 2.355.01 me­tros qua­dra­dos da área to­tal do ter­re­no ocu­pa­do.

O cen­tro, que vai fun­ci­o­nar num edi­fí­cio de um pi­so, vai dis­por de um apar­ta­men­to pa­ra es­tu­dan­tes, la­bo­ra­tó­rio de ma­te­ri­ais, área de equi­pa­men­tos, par­que de es­ta­ci­o­na­men­to, cam­pos pa­ra prá­ti­ca de basquetebol, en­tre ou­tros com­par­ti­men­tos.

A em­prei­ta­da, ini­ci­a­da em Ju­nho ter­mi­na em Abril do pró­xi­mo ano e es­tá a ser as­se­gu­ra­da por 150 téc­ni­cos, dos quais 120 an­go­la­nos, nas es­pe­ci­a­li­da­des de en­ge­nhei­ros de obras, pe­drei­ros, mo­to­ris­tas, elec­tri­cis­tas e ca­na­li­za­do­res, en­tre ou­tros.

O ge­ren­te prin­ci­pal do Pro­jec­to, Han Ji­an Hua, ex­pli­cou on­tem, na ce­ri­mó­nia de apre­sen­ta­ção da pri­mei­ra fa­se da em­prei­ta­da do Cen­tro de For­ma­ção Pro­fis­si­o­nal do Ca­mi­nho de Fer­ro de Mo­çâ­me­des, que além da Huí­la, o mes­mo pro­gra­ma exis­te igual­men­te em Lu­an­da e Hu­am­bo.

Han Ji­an Hua es­cla­re­ceu que as obras dos três cen­tros de­cor­rem em con­for­mi­da­de com o cro­no­gra­ma es­ta­be­le­ci­do pe­lo Exe­cu­ti­vo, ten­do par­ti­cu­la­ri­za­do que a ní­vel do Cen­tro de For­ma­ção dos Ca­mi­nhos de Fer­ro de Mo­çâ­me­des já fo­ram con­cluí­dos, até sá­ba­do, a ba­se prin­ci­pal e o te­lha­do da es­tru­tu­ra. O res­pon­sá­vel pe­la em­pre­sa res­pon­sá­vel de cons­truir os cen­tros ex­pli­cou que a con­clu­são das co­ber­tu­ras do cen­tro de for­ma­ção do CFM cor­res­pon­de ao as­si­na­lar do fi­nal da fa­se de cons­tru­ção da es­tru­tu­ra do edi­fí­cio, e ao vi­rar da fa­se de aca­ba­men­to, re­ves­ti­men­to e ins­ta­la­ção.

Pa­ra os tra­ba­lhos se­guin­tes, ex­pli­cou, vai-se con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar em con­for­mi­da­de com as es­pe­ci­fi­ca­ções téc­ni­cas e as exi­gên­ci­as do Go­ver­no, pa­ra ga­ran­tir a se­gu­ran­ça, qua­li­da­de e an­da­men­to da obra, que tem a sua con­clu­são pre­vis­ta pa­ra Abril de 2017.

O fis­cal da obra, Manuel Ro­dri­gues, ex­pli­cou que o Cen­tros de For­ma­ção Pro­fis­si­o­nal pa­ra o Ca­mi­nho­de-Fer­ro de An­go­la, em Lu­an­da, es­tá a ser er­gui­do na lo­ca­li­da­de de Ca­te­te e o lan­ça­men­to da pri­mei­ra pe­dra acon­te­ceu a 22 de Ja­nei­ro, ten­do si­do já con­cluí­do a co­lo­ca­ção dos te­lha­dos e da es­tru­tu­ra prin­ci­pal.

ARÃO MAR­TINS

Obras de cons­tru­ção do edi­fí­cio do cen­tro de for­ma­ção dos Ca­mi­nhos-de-Fer­ro na Huí­la de­cor­rem em bom rit­mo e po­dem ter­mi­nar no mês de Abril

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.