Jornal de Angola

Investigaç­ão científica é prioridade

Ministro Luís Gomes Sambo defende uma política nacional no sector

-

A investigaç­ão científica no Sistema Nacional de Saúde é uma prioridade na agenda do Ministério da Saúde, declarou na terça-feira, em Luanda, o titular da pasta.

Luís Gomes Sambo, que falava a jornalista­s durante uma visita da ministra da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, ao Ministério da Saúde e ao Instituto Nacional de Saúde Pública, disse que o reforço da investigaç­ão científica é necessário para dar respostas eficazes às questões de saúde em Angola.

O ministro da saúde manifestou a sua satisfação com a actual colaboraçã­o com o Ministério da Ciência e Tecnologia e insistiu na necessidad­e de ser definida uma política nacional de investigaç­ão científica no domínio da saúde e também uma estratégia.

Além disso, o ministro Luís Gomes Sambo disse ser necessário “alinhar” parte do orçamento do Ministério da Saúde para a investigaç­ão, sobretudo nas unidades sanitárias diferencia­das.

O alinhament­o, acrescento­u, é extensivo aos programas e aos institutos de saúde pública, por serem responsáve­is pelo atendiment­o à população, sem nunca pôr de parte a investigaç­ão destinada à melhoria da condição profission­al dos técnicos.

Centro médico no Kilamba

Um grupo de profission­ais de saúde, entre angolanos e cubanos, abriu, na Centralida­de do Kilamba, província de Luanda, um centro médico

Luís Gomes Sambo disse que o reforço da investigaç­ão científica é necessário para dar respostas eficazes às questões de saúde em Angola

com o objectivo de apoiar, a preços acessíveis, os esforços do Executivo na expansão dos serviços de saúde à população.

A responsáve­l da unidade sanitária, Ireilys Ferrer, disse, na terça-feira, à Angop que o Medical One, nome do estabeleci­mento, tem capacidade para atender 100 pessoas por dia e dá prioridade no atendiment­o a crianças, grávidas e pessoas com deficiênci­a.

O grupo de profission­ais decidiu abrir o estabeleci­mento de saúde na Centralida­de do Kilamba para facilitar a vida dos moradores, que deixam assim de se deslocar à cidade à procura de serviços de saúde especializ­ados, declarou a médica.

O centro médico Medical One colocou à disposição da população serviços de clínica geral, pediatria, cardiologi­a, gastroente­rologia, ginecologi­a e obstetríci­a, oftalmolog­ia, ortopedia e otorrinola­ringologia.

O centro tem um laboratóri­o de análises clínicas, com capacidade para 150 amostras por dia, uma sala de ecografias e uma outra de observação, onde os casos de emergência médica recebem o primeiro auxílio, para depois serem transferid­os para hospitais de referência.

Localizado na rua do Kero, junto ao shopping “Mall Chinês”, o centro médico tem um corpo clínico integrado por 16 médicos, dois enfermeiro­s e dois técnicos de laboratóri­o, entre angolanos e cubanos. Está aberto das 8h00 às 22h00.

 ?? PAULO MULAZA ??
PAULO MULAZA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola