In­te­gra­ção dos de­fi­ci­en­tes na Tri­e­nal

Jornal de Angola - - CULTURA - ROQUE SIL­VA |

O es­pec­tá­cu­lo de te­a­tro “Ingrattus”, so­bre a de­fe­sa e a in­clu­são da pes­soa com de­fi­ci­ên­cia na so­ci­e­da­de, é apre­sen­ta­do ho­je, às 20 ho­ras, no Pa­lá­cio de Fer­ro, na Bai­xa lu­an­den­se, pe­lo pro­jec­to Ce­na Li­vre, exi­bi­ção que acon­te­ce no pro­gra­ma da III Tri­e­nal de Lu­an­da.

A pe­ça, es­cri­ta e mon­ta­da por Wal­ter Cris­tó­vão, é uma co­mé­dia que re­tra­ta al­gu­mas di­fi­cul­da­des dos de­fi­ci­en­tes fí­si­cos e dá sub­sí­di­os de co­mo ca­da um po­de vi­ver, mes­mo que dis­cri­mi­na­do, sem pen­sar em si­tu­a­ções ne­ga­ti­vas, den­tre as quais o sui­cí­dio.

“Ingrattus” cons­ti­tui uma cha­ma­da de aten­ção pa­ra as pes­so­as que se sen­tem dis­cri­mi­na­das, in­fe­ri­o­ri­za­das e hu­mi­lha­das, por te­rem nas­ci­do ou ad­qui­ri­do uma de­fi­ci­ên­cia fí­si­ca.

A pe­ça cha­ma igual­men­te aten­ção a fi­gu­ras pú­bli­cas que pre­fe­rem vi­ver num mun­do fic­ci­o­nal, ocul­tan­do de­fi­ci­ên­ci­as da vi­da re­al.

A obra des­cre­ve, em 60 mi­nu­tos, a vi­da de Chi­qui­nho e de Chi­qui­to, in­ter­pre­ta­dos por Jo­sé Men­des e Se­bas­tião Cons­tan­ti­no, res­pec­ti­va­men­te, am­bos de­fi­ci­en­tes fí­si­cos, que pas­sam por vá­ri­as si­tu­a­ções des­fa­vo­rá­veis à sua con­di­ção, co­mo a re­jei­ção.

Chi­qui­nho apai­xo­na-se pe­la ra­pa­ri­ga mais lin­da do bair­ro em que re­si­de e faz de tu­do pa­ra a con­quis­tar, mas o ami­go, Chi­qui­to, en­tre­ga-o a uma ou­tra mu­lher.

Ape­sar de os dois te­rem pen­sa­do pôr ter­mo à vi­da pe­las pe­ri­pé­ci­as por que pas­sam, en­co­ra­jam as pes­so­as a en­fren­ta­rem a vi­da com in­te­li­gên­cia e a man­te­rem o fo­co nos seus ob­jec­ti­vos.

O es­pec­tá­cu­lo de te­a­tro, cu­ja estreia re­a­li­zou-se em Ju­nho, no pal­co da Li­ga Africana, tem mui­ta au­di­ên­cia nas sa­las por on­de é exi­bi­do. Os ac­to­res vi­ram-se obri­ga­dos a re­a­li­zar du­as ses­sões, nos di­as 1 e 2, no Ci­ne Njin­ga Cen­ter, em Ma­lan­je, a pe­di­do do pú­bli­co.

“Ingrattus” tem ain­da a par­ti­ci­pa­ção dos ac­to­res Eli­a­ne da Sil­va, na per­so­na­gem da bra­si­lei­ra, Na­reth Da­la (Bo­a­zu­da) e Ina­ra Ale­xan­dra (Dra. Emí­lia Jú­lia) e as­sis­tên­cia de di­rec­ção de Le­o­nel Pau­li­no, so­no­plas­tia de Ho­rá­cio Mu­ehom­bo, ilu­mi­na­ção de Pe­ke­no Pai­va e ce­no­gra­fia da Ce­na Li­vre.

O pro­jec­to Ce­na Li­vre é uma ini­ci­a­ti­va que sur­giu em Lu­an­da, em 2008, com a fi­na­li­da­de de pro­du­zir es­pec­tá­cu­los, sem ter ac­to­res per­ma­nen­tes. En­tre as pe­ças já pro­du­zi­das, des­ta­cam-se “Ví­ti­ma”, apre­sen­ta­da no Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Min­de­lo, em Ca­bo Ver­de, em 2010.

Vi­si­tas gui­a­das

Um to­tal de 1.470 alu­nos do pri­mei­ro ci­clo do en­si­no se­cun­dá­rio, de di­fe­ren­tes es­co­las da pro­vín­cia de Lu­an­da, no­me­a­da­men­te do dis­tri­to ur­ba­no do Ca­zen­ga, Kilamba Kiaxi e Vi­a­na, vi­si­tou, na se­ma­na pas­sa­da, as ins­ta­la­ções do Pa­lá­cio de Fer­ro, no âm­bi­to do “Pro­jec­to Edu­ca­ção” de­sen­vol­vi­do pe­la III Tri­e­nal de Lu­an­da.

Du­ran­te a vi­si­ta, os alu­nos fo­ram in­cen­ti­va­dos a res­pei­tar e a va­lo­ri­zar a cul­tu­ra de ca­da re­gião do país, bem co­mo a de­sen­vol­ver o gos­to pe­las ar­tes, in­gre­di­en­tes in­dis­pen­sá­veis pa­ra o cres­ci­men­to de qual­quer so­ci­e­da­de.

Além dos in­cen­ti­vos, os pe­ti­zes fo­ram in­for­ma­das so­bre o fun­ci­o­na­men­to da Fun­da­ção Sin­di­ka Do­ko­lo, ins­ti­tui­ção res­pon­sá­vel pe­lo res­ga­te das du­as más­ca­ras da co­lec­ção “Mwa­na Pwo” e de uma es­ta­tu­e­ta, pa­ten­te no I pi­so do edi­fí­cio, que se en­con­tra­vam no con­ti­nen­te eu­ro­peu, con­cre­ta­men­te na Bél­gi­ca.

En­tre­tan­to, os pro­fis­si­o­nais do ei­xo de co­mu­ni­ca­ção e co­nhe­ci­men­to da III Tri­e­nal de Lu­an­da es­tão a au­xi­li­ar as cri­an­ças a en­ten­de­rem as ac­ções de­sen­vol­vi­das pe­la Fun­da­ção Sin­di­ka Do­ko­lo, com re­al­ce pa­ra a his­tó­ria da sua cons­ti­tui­ção, ar­qui­tec­tu­ra, in­for­ma­ções do Pa­lá­cio de Fer­ro e, so­bre­tu­do, a li­te­ra­tu­ra na­ci­o­nal.

DR

Du­ran­te a pe­ça Chi­qui­nho e Chi­qui­to pas­sam por vá­ri­as si­tu­a­ções des­fa­vo­rá­veis à sua con­di­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.