Jornal de Angola

Pintor expõe “Dentes de leite”

- MÁRIO COHEN |

“Dentes de leite” é o título da primeira exposição individual do artista plástico Cândido Pascoal a ser inaugurada, hoje, às 18h00, na galeria Tamar Golan, na Baixa de Luanda, que fica patente até ao próximo dia 1 de Novembro.

O artista, que deseja firmar-se no mercado, propõe ao público amante das artes plásticas um conjunto de 19 obras produzidas com as técnicas acrílico e óleo sobre tela.

O responsáve­l da galeria Tamar Golan, Adriano Maia, disse, ao Jornal de Angola, que o pintor já participou em diversas exposições colectivas quer no país, quer no estrangeir­o, com destaque para o Festival Nacional de Cultura, Fenacult, e o ENSA-Arte, assim como na Rússia, onde residiu durante 20 anos.

Segundo o responsáve­l da galeria, “Dentes de leite” reflecte e representa os primeiros passos do autor que procura pôr a sua marca no mercado.

Nascido em Luanda, no ano de 1978, actualment­e a residir no país, trabalha no projecto mineiro de Catoca, na Lunda Sul. O pintor desenvolve a sua actividade artística desde 2008, ano em que decidiu a apostar a sério nas artes plásticas. Durante os anos em que viveu na Rússia, o artista bebeu da experiênci­a do pintor russo Iura Tumasian. A sua estreia no mundo das artes plásticas, numa exposição colectiva, aconteceu em 2013, no espaço Elinga Teatro.

No ano seguinte, participa no ENSA-Arte, na mostra colectiva dos artistas apurados para a fase de pré- selecção deste concurso de arte nas categorias de pintura e escultura, no país.

Memorial Agostinho Neto

A artista Iris Buchholz Chocolate inaugura hoje às 18h00, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, a exposição “A sul. O sombreiro”, que fica patente ao público até ao próximo dia 23 de Novembro.

A artista apresenta um conjunto de peças de penas de pavão, uma técnica do símbolo da beleza, da prosperida­de, da realeza, do amor, da compaixão, a alma e a paz.

A técnica pena de pavão traz boa sorte, harmonia, serenidade e paz de espírito e, segundo a mitologia grega e a romana, aparece como a ave protegida da deusa Hera (ou Juno, para os romanos).

A exposição é inspirada na obra homónima do escritor Artur Pestana “Pepetela”, através da qual a artista revela uma época pouco conhecida da história de Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola