Mun­di­al de clu­bes da FIFA tam­bém po­de ser alar­ga­do

Jornal de Angola - - DESPORTO -

As mu­dan­ças pro­fun­das que o pre­si­den­te da FIFA, Gi­an­ni In­fan­ti­no, pre­ten­de im­ple­men­tar nos tor­nei­os in­ter­na­ci­o­nais co­man­da­dos pe­la en­ti­da­de po­dem afec­tar, tam­bém, a vi­da dos clu­bes de to­do o pla­ne­ta.

O jor­nal “O Es­ta­do de S. Pau­lo” no­ti­ci­ou on­tem que os di­ri­gen­tes do al­to es­ca­lão da ges­tão do fu­te­bol tam­bém es­tu­dam au­men­tar o nú­me­ro de par­ti­ci­pan­tes do Mun­di­al de Clu­bes, que pas­sa­ria a ter 16 equi­pas.

Es­ta po­de ser uma das pro­pos­tas a se­rem ana­li­sa­das na reu­nião do Co­mi­té Exe­cu­ti­vo da FIFA, a par­tir da pró­xi­ma quin­ta-fei­ra, em Zu­ri­que.

Se­gun­do a pu­bli­ca­ção, al­guns mem­bros da FIFA já fa­lam aber­ta­men­te no au­men­to do nú­me­ro de clu­bes no tor­neio, que po­de­ria ga­nhar es­pa­ço no ca­len­dá­rio com a pos­sí­vel ex­tin­ção da Ta­ça das Con­fe­de­ra­ções - o tor­neio es­ta­ria a ge­rar “dé­fi­cit” pa­ra a en­ti­da­de e po­de não ocor­rer a par­tir de 2021, an­tes do Cam­pe­o­na­to do Mun­do do Ca­tar. Es­te “in­cha­ço” no Mun­di­al tam­bém afe­ta­ria di­rec­ta­men­te o tor­neio de fu­te­bol nas Olim­pía­das, que po­de pas­sar a não con­tar mais com atle­tas pro­fis­si­o­nais. Ac­tu­al­men­te, o Mun­di­al de Clu­bes con­ta com a par­ti­ci­pa­ção de se­te equi­pas: um re­pre­sen­tan­te de ca­da Con­fe­de­ra­ção con­ti­nen­tal (Áfri­ca,Amé­ri­cas Cen­tral e do Nor­te, Amé­ri­ca do Sul, Ásia, Eu­ro­pa e Oce­a­nia), mais o cam­peão na­ci­o­nal do país que aco­lhe o tor­neio. Os clu­bes cam­peões da Ta­ça Li­ber­ta­do­res e da Li­ga dos Cam­peões têm o pri­vi­lé­gio de en­trar na dis­pu­ta ape­nas nas se­mi-fi­nais.

O jor­nal apon­ta que a prin­ci­pal pro­pos­ta de In­fan­ti­no, a ser es­tu­da­da pe­lo Co­mi­té Exe­cu­ti­vo, o au­men­to no nú­me­ro de par­ti­ci­pan­tes do Cam­pe­o­na­to do Mun­do, es­ta­ria com al­guns as­pec­tos já de­se­nha­dos. Pa­ra pas­sar a abri­gar 48 se­lec­ções - em vez das ac­tu­ais 32 -, o tor­neio pas­sa­ria a ter uma fa­se pre­li­mi­nar com dois ma­ta-ma­tas, na qual 32 se­lec­ções cai­ri­am pa­ra 16 e se jun­ta­ri­am a ou­tros 16 clas­si­fi­ca­dos di­rec­ta­men­te pa­ra o tor­neio re­gu­lar (fa­se de gru­pos e pos­te­ri­or eli­mi­na­tó­ri­as di­rec­tas).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.