Jornal de Angola

Portugal agradece apoio da CPLP

-

O presidente do Parlamento português, Eduardo Ferro Rodrigues, agradeceu, ontem, aos “países amigos de língua portuguesa” pelo papel que tiveram na escolha do exprimeiro-ministro português António Guterres como Secretário-Geral das Nações Unidas.

Num discurso, na abertura de um seminário sobre os 20 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na Assembleia da República, em Lisboa, Ferro Rodrigues não quis deixar de “saudar publicamen­te” a indicação de Guterres como Secretário-Geral da ONU.

“É um excelente candidato, vai ser um excelente Secretário-Geral, com o perfil adequado aos desafios globais que enfrentamo­s”, disse. Ferro Rodrigues afirmou em seguida que é preciso “reconhecer hoje o papel que tiveram os países amigos de língua portuguesa” e agradeceu “a todos.”

O secretário-executivo da CPLP, Murade Murargy, felicitou também ontem António Guterres pela sua indicação para líder da ONU, manifestan­do confiança de que vai “dar muita atenção” aos países de língua portuguesa, “sobretudo, os países africanos.” “Não digo [que seremos] os mais queridos de todos, mas [vai] dar uma prioridade aos problemas que nós vivemos”, disse Murade Murargy, em declaraçõe­s aos jornalista­s, à margem do seminário de comemoraçã­o dos 20 anos da CPLP, ontem, na Assembleia da República, em Lisboa. O secretário-executivo da CPLP, que até ontem não tinha querido manifestar-se sobre a indicação de Guterres por não ser ainda oficial, admitiu que o antigo primeiro-ministro está agora “praticamen­te eleito”, pelo que o felicitou.

“É o Secretário-Geral da nossa comunidade. Não se trata apenas do Secretário-Geral das Nações Unidas ou de Portugal, mas de toda a nossa comunidade”, afirmou.

António Guterres deve ser confirmado hoje para o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas pela Assembleia-Geral da ONU, depois de ter sido indicado pelo Conselho de Segurança, a 5 de Outubro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola