Por­tu­gal agra­de­ce apoio da CPLP

Jornal de Angola - - DESPORTO -

O pre­si­den­te do Par­la­men­to por­tu­guês, Edu­ar­do Fer­ro Ro­dri­gues, agra­de­ceu, on­tem, aos “paí­ses ami­gos de lín­gua por­tu­gue­sa” pe­lo pa­pel que ti­ve­ram na es­co­lha do ex­pri­mei­ro-mi­nis­tro por­tu­guês An­tó­nio Gu­ter­res co­mo Se­cre­tá­rio-Ge­ral das Na­ções Uni­das.

Num dis­cur­so, na aber­tu­ra de um se­mi­ná­rio so­bre os 20 anos da Co­mu­ni­da­de dos Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa (CPLP), na As­sem­bleia da Re­pú­bli­ca, em Lis­boa, Fer­ro Ro­dri­gues não quis dei­xar de “sau­dar pu­bli­ca­men­te” a in­di­ca­ção de Gu­ter­res co­mo Se­cre­tá­rio-Ge­ral da ONU.

“É um ex­ce­len­te can­di­da­to, vai ser um ex­ce­len­te Se­cre­tá­rio-Ge­ral, com o per­fil ade­qua­do aos desafios glo­bais que en­fren­ta­mos”, dis­se. Fer­ro Ro­dri­gues afir­mou em se­gui­da que é pre­ci­so “re­co­nhe­cer ho­je o pa­pel que ti­ve­ram os paí­ses ami­gos de lín­gua por­tu­gue­sa” e agra­de­ceu “a to­dos.”

O se­cre­tá­rio-exe­cu­ti­vo da CPLP, Mu­ra­de Mu­rargy, fe­li­ci­tou tam­bém on­tem An­tó­nio Gu­ter­res pe­la sua in­di­ca­ção pa­ra lí­der da ONU, ma­ni­fes­tan­do con­fi­an­ça de que vai “dar mui­ta aten­ção” aos paí­ses de lín­gua por­tu­gue­sa, “so­bre­tu­do, os paí­ses afri­ca­nos.” “Não di­go [que se­re­mos] os mais que­ri­dos de to­dos, mas [vai] dar uma pri­o­ri­da­de aos pro­ble­mas que nós vi­ve­mos”, dis­se Mu­ra­de Mu­rargy, em de­cla­ra­ções aos jor­na­lis­tas, à mar­gem do se­mi­ná­rio de co­me­mo­ra­ção dos 20 anos da CPLP, on­tem, na As­sem­bleia da Re­pú­bli­ca, em Lis­boa. O se­cre­tá­rio-exe­cu­ti­vo da CPLP, que até on­tem não ti­nha que­ri­do ma­ni­fes­tar-se so­bre a in­di­ca­ção de Gu­ter­res por não ser ain­da ofi­ci­al, ad­mi­tiu que o an­ti­go pri­mei­ro-mi­nis­tro es­tá ago­ra “pra­ti­ca­men­te elei­to”, pe­lo que o fe­li­ci­tou.

“É o Se­cre­tá­rio-Ge­ral da nos­sa co­mu­ni­da­de. Não se tra­ta ape­nas do Se­cre­tá­rio-Ge­ral das Na­ções Uni­das ou de Por­tu­gal, mas de to­da a nos­sa co­mu­ni­da­de”, afir­mou.

An­tó­nio Gu­ter­res de­ve ser con­fir­ma­do ho­je pa­ra o car­go de Se­cre­tá­rio-Ge­ral das Na­ções Uni­das pe­la As­sem­bleia-Ge­ral da ONU, de­pois de ter si­do in­di­ca­do pe­lo Con­se­lho de Se­gu­ran­ça, a 5 de Ou­tu­bro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.