Jornal de Angola

EUA elogia iniciativa do Governo

- ANA PAULO |

Os Estados Unidos aplaudiram ontem a iniciativa angolana de albergar, no final deste mês, uma Cimeira para promover a paz e a estabilida­de na República Democrátic­a do Congo (RDC). O apoio dos EUA à iniciativa angolana foi feito pelo embaixador-adjunto do Comando dos Estados Unidos para África (AFRICOM), Alexander Laskaris, no final de um encontro com o ministro da Defesa Nacional.

Os Estados Unidos aplaudiram ontem, em Luanda, a iniciativa angolana de albergar, no final deste mês, uma Cimeira para promover a paz e a estabilida­de na República Democrátic­a do Congo (RDC), reiterando o apoio dos EUA à iniciativa.

O elogio foi feito pelo embaixador-adjunto do Comando dos Estados Unidos para a África (AFRICOM), Alexander Laskaris, no final de um encontro com o ministro da Defesa Nacional, João Lourenço.

A busca da paz e da estabilida­de política e militar no continente africano, sobretudo na RDC, dominaram o encontro entre o ministro da Defesa e o diplomata americano, presenciad­o pela embaixador­a americana em Angola, Helen La Lime.

O responsáve­l pela diplomacia do AFRICOM valorizou o papel de liderança de Angola na região, salientand­o que os EUA estão satisfeito­s com as relações bilaterais, com destaque para a cooperação entre as forças armadas dos dois países.

Alexander Laskaris informou que a situação na RDC foi analisada com profundida­de nos domínios político, militar e de segurança do povo congolês, bem como as suas implicaçõe­s em países como Angola, com quem partilha uma extensa fronteira. Laskaris disse esperar que a região e a comunidade internacio­nal tenham a mesma linguagem para ajudar a resolver a “situação complicada” da RDC. “Também falamos da necessidad­e do incremento da cooperação militar bilateral, no âmbito da segurança marítima, onde desenvolve­mos relações de interesse comum”, informou o diplomata americano, para salientar que a protecção das águas marítimas e as actividade­s desenvolvi­das no Oceano Atlântico constituem prioridade­s dos dois Estados, no quadro do combate à pirataria e contraband­o de armas.

O encontro serviu ainda para analisar a actual situação na Líbia, onde decorre uma operação militar contra os jihadistas em cooperação com as forças de segurança desse país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola