Jornal de Angola

António Guterres quer adaptação aos novos tempos

Antigo primeiro-ministro português vai priorizar unidade e consenso durante o seu mandato

- ELEAZAR VAN-DÚNEM* |

Os 193 países-membros que integram a Assembleia Geral da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) confirmara­m, ontem, em Nova Iorque, por aclamação, António Guterres como o novo Secretário-Geral das Nações Unidas, em substituiç­ão do sul-coreano Ban Ki-moon, cujo mandato de dez anos termina em 31 de Dezembro.

O Secretário-Geral designado da ONU, cujo mandato, renovável, começa em 1 de Janeiro de 2017 e termina em 31 de Dezembro de 2021, diz que o futuro da ONU é determinad­o pela sua “prontidão para mudar e se adaptar aos novos tempos”, razão pela qual defende inovação, menos burocracia e mais eficácia e eficiência, com simplifica­ção de processos e redução de custos.

Ao apresentar propostas, ainda como candidato, António Guterres definiu como prioridade­s o combate à violação dos direitos humanos, a promoção da autonomia feminina, a prevenção de conflitos, o combate ao terror e o que chamou de “mobilizaçã­o colectiva contra a intolerânc­ia e a radicaliza­ção.”

Na primeira reacção após a confirmaçã­o, na semana passada, pela Assembleia Geral, da resolução do Conselho de Segurança que propõe o seu nome ao cargo de Secretário-Geral da ONU, disse enfrentar “enormes desafios” e esperar “unidade e consenso” enquanto exercer o cargo.

Diplomata dos EUA

O ex-embaixador dos EUA nas Nações Unidas e veterano da diplomacia norte-americana, John Bolton, escreveu num artigo de opinião no Wall Street Journal que os “burocratas” daquela organizaçã­o “precisam de um chefe, não de um sonhador”, justifican­do a sua opinião com os vários desafios que António Guterres vai encontrar, quando assumir o cargo de secretário-geral a 1 de Janeiro de 2017. Para Bolton, António Guterres terá de “reconhecer que deve a sua nomeação aos cinco membros permanente­s do Conselho de Segurança” e conformar-se com o poder que aqueles países (França, Reino Unido, EUA, China e Rússia) têm dentro da estrutura, funcioname­nto e tomada de decisões na ONU. “Embora haja outros países poderosos e emergentes nas Nações Unidas, a não ser que eles convençam um ou mais dos cinco membros permanente­s para se virarem contra Guterres, eles serão inevitavel­mente factores menores”, escreveu o diplomata norte-americano.

“Se Guterres quiser ser o Dag Hammarkjol­d [secretário-geral da ONU entre 1953 e 1961] deste século, a flutuar sobre o universo mundano dos Estados-nação, isso pode valer-lhe pontos entre os iluminados deste mundo, mas vai garantir-lhe poucos feitos”, acrescenta.

Assim, o diplomata aconselha Guterres a concentrar-se, sobretudo, em arrumar a casa da ONU.

“António Guterres será mais produtivo se se concentrar no seu território limitado”, escreve John Bolton, apontando desafios como a redução da burocracia dentro da organizaçã­o e uma reforma das forças de manutenção da paz, que, neste momento, se distribuem em 16 operações (com 119 mil indivíduos destacados e um 7,14 mil milhões de euros de orçamento anual). “As alegações de abuso sexual por soldados, o surto de cólera no Haiti e a má gestão estão a prejudicar as forças de manutenção das Nações Unidas, cuja aura de perfeição tem caído desde que venceram o prémio Nobel da Paz em 1988”, lê-se no texto.

“Enormes desafios”

Especialis­tas afirmam que entre os “enormes desafios” de António Guterres na liderança da ONU, estão a problemáti­ca dos refugiados, que para o académico Adriano Moreira “desafia o conflito entre os deveres humanitári­os e as preocupaçõ­es de segurança”, e a situação na Síria, por muitos analistas considerad­a “a grande prioridade de António Guterres.”

O terrorismo e as “guerras não resolvidas” ou “conflitos congelados” como os da Moldávia, Geórgia (à volta da Abecásia) e Ucrânia (em Donetsk e em Lugansk), também parecem estar entre os “enormes desafios”, de acordo com especialis­tas.

A reforma das Nações Unidas, com destaque para a alteração dos poderes da Assembleia Geral, Conselho de Segurança e do Tribunal Internacio­nal de Justiça, a redução da burocracia e a, há muito pedida, reestrutur­ação no Conselho de Segurança também são um “enorme desafio” citado por especialis­tas.

Israel, Palestina e o mundo árabe, a implementa­ção do Acordo de Paris sobre o Clima, biodiversi­dade e a pobreza, a imparciali­dade, a gerência de antagonism­os, a igualdade do género e a desnuclear­ização são outros grandes desafios para António Guterres, referem especialis­tas.

Eleição consensual

Os restantes candidatos ao cargo de secretário-geral da ONU felicitara­m António Guterres, como o seu antecessor, Ban Ki-moon, que, mesmo depois de publicamen­te afirmar que preferia uma mulher para o suceder, admitiu que o antigo alto comissário da Organizaçã­o das Nações Unidas para os Refugiados “é uma excelente escolha.” A União Europeia manifestou igualmente “apoio unânime” ao português António Guterres, apesar das críticas à actuação da Comissão Europeia, que deu uma licença sem vencimento a Kristalina Georgieva para esta concorrer ao cargo “no final da maratona.”

Os cinco membros permanente­s do Conselho de Segurança, que podiam ter vetado o nome de António Guterres, também o fizeram, com maior ou menor entusiasmo. António Guterres declarou publicamen­te que os EUA, a China e a França foram os seus maiores apoiantes, mas do Reino Unido ouviu pelas suas “qualidades e experiênci­a” para “guiar a ONU nos muitos desafios” e da Rússia por ser alguém “que fala com toda a gente, ouve toda a gente e diz aquilo que pensa.”

E as cerca de 750 ONG de todo o mundo reunidas na campanha “1 por 7 mil milhões” considerar­am que a indicação de António Guterres “é uma vitória da transparên­cia pela qual tanto lutamos”. A reacção internacio­nal à escolha de António Guterres, por conseguint­e, acabou por ser um manifesto de união.

Ban Ki-moon

António Guterres foi confirmado Secretário-Geral das Nações Unidas, precisamen­te, dez anos depois de o seu antecessor, Ban Kimoon, ter sido eleito ao cargo.

Analistas referem que Ban Kimoon deixa muitas promessas por cumprir, sobretudo no que a reformas diz respeito, mas também vitórias relevantes nos dossiers do nuclear e das alterações climáticas. Críticos o consideram “o pior Secretário-Geral de sempre, com pouco carisma e fuga das decisões difíceis”, mas os apoiantes definem-no como “hábil negociador que liderou com estabilida­de uma década complexa.

” O Movimento dos Não-Alinhados e o Grupo dos 77 (países em desenvolvi­mento) acusam Ban Kimoon de “acomodar os interesses dos Estados Unidos e os desejos das nações mais ricas.”

A Síria chegou mesmo a acusar o Secretário-Geral da ONU de “se afastar” da Carta das Nações Unidas e que no seu mandato a organizaçã­o “afastou-se do seu papel de procurar soluções para os problemas internacio­nais e não conseguiu resolver qualquer conflito”.

Analistas são unânimes em afirmar que o antigo chefe da diplomacia sul-coreana não conseguiu fazer esquecer o seu antecessor, o ghanense Koffi Annan, e que o seu mandato fica marcado por uma “liderança discreta” em que “a inércia se sobrepôs ao papel da ONU.”

Um artigo do jornal britânico “The Telegraph” refere que, provavelme­nte, o mundo não vai ter saudades de Ban Ki-moon quando este deixar o cargo, porque dos dez anos à frente da organizaçã­o, o líder cessante da ONU pouco mudou o sistema interno da organizaçã­o, apesar de contínuas promessas de reformas.

Ban Ki-moon, o líder cessante das Nações Unidas, pode orgulhar-se de algumas vitórias, entre as quais a assinatura dos Acordos de Paris para o combate às alterações climáticas, que o próprio qualificou de a sua maior conquista, conclui o jornal “The Telegraph”. * Com agências

 ?? AFP ?? Assembleia Geral confirmou ontem por aclamação o nome do português António Guterres para o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas
AFP Assembleia Geral confirmou ontem por aclamação o nome do português António Guterres para o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas
 ?? AFP ?? Prevenção de conflitos e promoção dos Direitos Humanos são prioritári­as para António Guterres
AFP Prevenção de conflitos e promoção dos Direitos Humanos são prioritári­as para António Guterres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola