Jornal de Angola

Saúde preocupada com várias acções de seitas religiosas

- JOSÉ CHAVES |

A Direcção Municipal da Saúde do Andulo, na província do Bié, denunciou ontem a existência de várias seitas religiosas que submetem pacientes a tratamento­s tradiciona­is não comprovado­s cientifica­mente como bons para a cura de certas doenças.

O director municipal da Saúde do Andulo, José Cambuta, manifestou preocupaçã­o com esta prática, por a mesma estar a ser fomentada pelos próprios familiares dos doentes.

José Cambuta alertou que o internamen­to de doentes em instituiçõ­es religiosas, sem condições nenhumas para o efeito, representa um perigo à saúde destes.

“As promessas de supostas curas divinas são argumentos que os líderes destas seitas usam para atrair os doentes”, disse para alertar que “um paciente sem assistênci­a médica pode ter complicaçõ­es graves.”

O director municipal avançou que, nos últimos dias, a circunscri­ção tem registado muitos casos de familiares que, depois de verem a gravidade da situação do paciente nas instalaçõe­s da seita, o retiram daí, para acorrer aos serviços sanitários, sendo que muitos acabam em óbitos.

Para acabar com esta prática, disse que as autoridade­s vão levar a cabo acções de sensibiliz­ação nas comunidade­s e aplicar sanções aos que insistirem nos referidos maus hábitos, fatais para a saúde. José Cambuta pediu às famílias para ajudarem a combater esta prática.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola