Jornal de Angola

Mussulo com turismo sustentáve­l

- MAZARINO DA CUNHA |

Os cinco princípios orientador­es para a mudança sustentáve­l do Mussulo foram apresentad­os na quarta-feira, na primeira sessão da consulta pública sobre a requalific­ação urbana da península da província de Luanda.

O encontro, organizado pelo Gabinete Técnico de Gestão da Requalific­ação e Desenvolvi­mento Urbano do Perímetro Costeiro da Cidade de Luanda, Futungo de Belas e Mussulo, serviu para o organismo interagir com representa­ntes da sociedade civil, empresário­s, políticos e entidades tradiciona­is.

O director do projecto, Rodrigo dos Santos, disse que o plano de urbanizaçã­o sustentáve­l do Mussulo tem como objectivo a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida dos moradores e visitantes.

O Mussulo, acrescento­u, precisa de preservar, de forma sustentáve­l, a sua beleza, para impulsiona­r um turismo sustentáve­l.

Rodrigo dos Santos salientou ainda que a península precisa de uma gestão sustentáve­l, a cargo de uma entidade que deve garantir a protecção da paisagem e arrecadaçã­o de receitas para os cofres do Estado. Duas das quatro etapas de execução da requalific­ação da península do Mussulo já estão concluídas.

A terceira fica concluída em finais de Novembro de 2016, disse o director do Gabinete Técnico de Gestão da Requalific­ação e Desenvolvi­mento Urbano do Perímetro Costeiro da Cidade de Luanda, Futungo de Belas e Mussulo. Após a conclusão das quatro etapas, a península do Mussulo vai dispor de escolas, centros de saúde, recintos desportivo­s, unidades dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros e da Polícia Nacional, centros culturais, comerciais, resorts e restaurant­es.

O Prémio Nobel da Literatura foi concedido este ano ao cantor Robert Allen Zimmerman, mais conhecido por Bob Dylan, por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana.

O anúncio foi feito, na manhã de ontem, em Estocolomo, pela Academia Sueca, que destacou as qualidades de Bob Dylan como compositor, pintor, actor e escritor.

Em 2015, a bielorruss­a Svetlana Alexievitc­h foi a premiada e, no ano anterior, o vencedor foi o francês Patrick Modiano. Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos 10 anos, Dylan escreveu os seus primeiros poemas e, ainda adolescent­e, aprendeu piano e guitarra sozinho.

Começou a cantar em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas, quando foi para a Universida­de de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impression­ado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova Iorque, em 1961.

Em 2004, foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. Uma das suas principais canções, Like a Rolling Stones, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos.

Em 2012, Dylan foi condecorad­o com a Medalha da Liberdade pelo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

 ?? M. MACHANGONG­O ?? Especialis­tas anunciam os princípios orientador­es para a mudança sustentáve­l do Mussulo
M. MACHANGONG­O Especialis­tas anunciam os princípios orientador­es para a mudança sustentáve­l do Mussulo
 ?? AFP ?? Academia Sueca escolheu este ano Bob Dylan
AFP Academia Sueca escolheu este ano Bob Dylan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola