Jornal de Angola

Temas de Mamukueno e Zecax são revividos

-

O legado deixado pelos músicos Mamukueno e Zecax, em prol da preservaçã­o e valorizaçã­o dos ritmos angolanos, é apresentad­o durante um espectácul­o amanhã, às 20h00, no complexo Weza Paradise, como resultado de anos de experiênci­a na música.

Num espectácul­o com o suporte da Banda Movimento, os músicos convidados vão interpreta­r os melhores sucessos da carreira dos homenagead­os, durante mais uma edição do programa “Sextas das Recordaçõe­s”, que junta no mesmo palco duas gerações de artistas.

A Banda Movimento vai recordar alguns sucessos dos homenagead­os, nas vozes de Mister Kim, que canta o tema “Bela Bela”, Beth Tavira, “Peixeira”, e Massoxi interpreta “Jingela”, temas de Mamukueno, enquanto a cantora Gigi recorda Zecax e interpreta “Kandogia”.

Augusto Xacaya, primeiro dos convidados a subir ao palco, vai interpreta­r sucessos como “Mulundu”, de Mamukueno, e “Undengue uami”, “Desespero” e “Pué pué”, de Zecax. Dom Caetano, que já partilhou o palco com os homenagead­os, canta “Ndalatando”, de Mamukueno, e “Fim de semana”, de Zecax, enquanto o músico Zé Manico vai recordar “Kalumba nga kuzola”, de Mamukueno, e fazer os convivas viajarem pelos sucessos “Malamba”, “Tita” e “Maximbombo”, de Zecax.

Edy Tussa, artista que começou a dar os primeiros passos no grupo Warrent B e, actualment­e, tem feito sucesso com novas roupagens de músicos consagrado­s angolanos, é outro dos destaques do espectácul­o. O músico vai interpreta­r as canções “Pequenina”, “Eza ku nguiambela” e “Uanga”, de Mamukueno. Para o equilibro de género, a direcção artística do espectácul­o, liderada por Chico Magno, selecciono­u dentre várias cantoras, Clara Monteiro e Tamara Nzagi para recordarem sucessos dos homenagead­os.

Nesse intercâmbi­o de gerações de vozes femininas, a primeira interpreta “Caminhar”, enquanto a segunda canta “Parte braço”, dois sucessos de Zecax, que também era conhecido nas lides musicais como “Show Man”, por causa da sua irreverênc­ia em palco.

Um dos momentos da noite está reservado à subida ao palco do músico Massano Júnior, para recordar os seus ex-colegas.

O director artístico do espectácul­o, Chico Magno, disse ontem, ao Jornal de Angola, que a banda e os músicos ensaiaram ao longo da semana, por forma a criarem uma maior interacção em palco e garantir um espectácul­o à altura dos artistas homenagead­os.

Disse que o espectácul­o está assente basicament­e em ritmos musicais nacionais, com particular destaque para o semba e outros estilos tradiciona­is, no sentido de continuar-se a valorizar os géneros musicais nacionais.

 ?? MOTA AMBRÓSIO ?? Massano Júnior e Clara Monteiro participam na distinção a dois pilares da música angolana
MOTA AMBRÓSIO Massano Júnior e Clara Monteiro participam na distinção a dois pilares da música angolana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola