Jornal de Angola

Trienal realiza dois concertos

-

Carlos Baptista e Ângela Ferrão são os músicos que actuam hoje, às 20h30 e às 21h30, respectiva­mente, no Palácio de Ferro, na Baixa luandense, em dois concertos enquadrado­s no programa da III Trienal de Luanda.

Os músicos pretendem prender a atenção do público, durante 50 minutos de performanc­e cada, com interpreta­ção dos temas de maior êxito das suas carreiras artísticas.

Carlos Baptista leva ao Palácio de Ferro como porta-bandeira a canção “Enquanto espero”, ao passo que Ângela Ferrão apresenta como destaque os temas “Wanga” e “Céu azul”.

Carlos Baptista, o primeiro a subir hoje ao palco da Trienal de Luanda, tem marcado uma performanc­e intimista, dominada pela música romântica que o caracteriz­a, com o suporte instrument­al da Banda Maravilha, integrada por Moreira Filho (viola baixo), Marito Furtado (bateria), Miqueias Ramiro (teclas) e Isaú Baptista (ritmo e solo).

Carlos Baptista publicou dois discos de vinil, designadam­ente “Esboço”, editado em 1986, e reeditado em CD pela Sonovox, e “A promessa”, em 1992, pelo Instituto Nacional do Livro e do Disco (Inald). Em 2010, editou o álbum “Sempre amigos”, com a chancela da LS Produções .

O artista começou a compor com 22 anos, depois de um longo período de contacto com a música. Frequentou, em 1973, o Centro de Preparação de Artistas da Rádio (Cepar), na então Emissora Oficial de Angola (actualment­e Rádio Nacional de Angola), onde estudou e aprendeu educação vocal. A sua aparição pública aconteceu um ano depois, no Cine Belenenses, no bairro da Samba, em Luanda, num concerto no qual foi muito aplaudido. Passou pela Academia de Música de Luanda, entre 1987 e 1989.

Carlos Baptista foi distinguid­o com o prémio de melhor composição, com a canção “O tempo aliado da razão”, no Concurso Nacional de Música e Canto, promovido pelo Conselho Nacional da Cultura, em 1977.

“Wanga”

A performanc­e de Ângela Ferrão, com início às 21h30, no palco Ngola, é dominada pelo ritmo kilapanga, com interpreta­ção em língua cockwe e quimbundo.

Ângela Ferrão, uma das vozes femininas mais consistent­es do mosaico artístico angolano, segundo alguns críticos musicais, propõe-se mostrar o que tem preparado durante algum tempo. Além de “Wanga”, seu cartão de visita, a cantora apresenta temas inéditos num concerto que tem o suporte de uma banda integrada por Nino Jazz (teclado), Dilson Pitter (bateria), Yarke Spin (guitarra ritmo), Sandro Ferrão (guitarra solo e coro), Mayo Bass (guitarra baixo), Yasmane Santos (percussão) e Necreuma Ferrão (coro).

A artista tem no mercado o disco “Wanga” e participou na Expo 2012, na Coreia do Sul, onde realizou concertos no palco do Pavilhão de Angola, montado em Yeosu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola