Nor­ber­to Cos­ta lan­ça po­e­má­rio

Jornal de Angola - - GENTE -

“Prazeres do de­lí­rio sen­su­al” é o tí­tu­lo do no­vo li­vro de po­e­mas do es­cri­tor Nor­ber­to Cos­ta a ser lan­ça­do ho­je, às 18h30, na se­de da União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos (UEA), em Lu­an­da.

O li­vro é apre­sen­ta­do pe­los es­cri­to­res An­tó­nio Pan­gui­la e Jimmy Ru­fi­no, que são com­pa­nhei­ros de Nor­ber­to Cos­ta des­de o sur­gi­men­to da Bri­ga­da Jo­vem de Li­te­ra­tu­ra de An­go­la.

Na in­tro­du­ção, o au­tor re­fe­re, ci­tan­do o po­e­ta bra­si­lei­ro Car­los Dru­mond, que “o amor não se es­go­ta nu­ma causa, o amor po­de ser de­di­ca­do a uma causa”.

Pa­ra o au­tor, o po­e­ma, eró­ti­co ou não, “pa­ra lá da ri­que­za do seu nú­cleo te­má­ti­co ou da sua ma­triz dis­cur­si­va, es­ta­rá no pon­to li­mi­te da sua trans­cen­dên­cia es­té­ti­ca, tra­du­zi­do no equi­lí­brio di­nâ­mi­co en­tre a for­ma e o fundo”. Nor­ber­to Cos­ta con­si­de­ra o con­teú­do e a ex­pres­são (a for­ma) co­mo ele­men­tos prin­ci­pais que ca­rac­te­ri­zam um tex­to li­te­rá­rio.

Jor­na­lis­ta há 32 anos, Nor­ber­to Cos­ta co­me­çou na re­vis­ta “No­vem­bro”. Ac­tu­al­men­te é co­la­bo­ra­dor do “Jor­nal Cul­tu­ra”, das Edi­ções No­vem­bro. Tem tex­tos li­te­rá­ri­os pu­bli­ca­dos em vá­ri­os paí­ses, co­mo Por­tu­gal, Mo­çam­bi­que e Bra­sil, além dos tex­tos pu­bli­ca­dos em jor­nais na­ci­o­nais. O es­cri­tor pu­bli­cou dois li­vros de en­sai­os li­te­rá­ri­os, en­tre 1992 e 2002.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.