Jornal de Angola

Anfitriões representa­dos no pódio

- ARMINDO PEREIRA |

O velejador angolano Osvaldo da Gama confirmou ontem o favoritism­o, ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Africano das Nações de Vela, classe Optimist individual, com um total de 16 pontos, na décima e ultima regata da prova que decorreu na contra-consta de Luanda.

Na competição que foi organizada pelo Clube Naval de Luanda e Federação Angolana dos Desportos Náuticos (FADEN), Lourenço Simão ficou com a medalha de bronze, ao passo que o sul-africano Matt Aswell levou a prata.

Angola conquista assim a segunda medalha de ouro, depois de ter garantido o primeiro lugar na disputa por equipas segunda-feira, na Baía de Luanda, relegando o detentor do título (Argélia) par a posição imediata , ao passo que a selecção moçambican­a ficou no terceiro lugar.

Para confirmar o título, Osvaldo da Gama não precisou zarpar no grupo da frente. Bastou-lhe gerir a vantagem que levava. No total, Osvaldo de apenas 12 anos venceu seis regatas. Nos dez primeiros classifica­dos, Angola conseguiu colocar mais quatro atletas, João Luaciti (4º), Decaprio Fernandes (5º), Emílio do Rosário (6º) e Osvaldo Carlos (7º) posicionad­o.

Em femininos, Aline Lourenço (medalha de prata) foi a melhor classifica­da, na classe vencida pela moçambican­a Denise Parruque, ao passo que a segunda classifica­da foi a sul-africana Chiara Fruet. Em declaraçõe­s a imprensa, o selecciona­dor nacional, Moisés Camota, fez um balanço positivo, embora pretendess­e que os três lugares do pódio fossem ocupados pelos seus velejadore­s: “Poderia ter sido melhor. Foram três meses de árduo trabalho. Foram duas medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze, nada mal. Mas sinto que poderia ter sido melhor.”

Por seu turno, Nuno Gomes, vicepresid­ente da FADEN, começou por destacar os dois títulos inéditos, sobretudo na disputa por equipas. “As condições climatéric­as foram excelentes para os nosso miúdos. Quero aqui felicitar o Clube Naval pela organizaçã­o, bem como a Comissão de Regata Internacio­nal e todas as pessoas envolvidas nas várias comissões de preparação”.

Ontem, na sede do Clube Naval, aconteceu a cerimonia de entrega de prémios. A cerimónia de encerramen­to acontece hoje, com a despedida das delegações estrangeir­as. Além de Angola, participar­am na prova continenta­l, África do Sul, Moçambique, Argélia, Ilhas Seicheles e Tanzânia.

 ?? DOMBELE BERNARDO ?? Velejador angolano (à direita) conseguiu gerir na regata a vantagem que levava dos opositores
DOMBELE BERNARDO Velejador angolano (à direita) conseguiu gerir na regata a vantagem que levava dos opositores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola