Jornal de Angola

Árbitros são promovidos

- TERESA LUÍS |

O andebol nacional conta actualment­e com duas duplas de arbitragem de categoria continenta­l, com a ascensão dos juízes Tomás Chitangue e Escurinho António, resultado alcançado no último curso de passagem realizado no Congo Brazzavill­e, sob a égide da Confederaç­ão Africana (CAHB).

O facto foi anunciado ontem, por Pedro Godinho, presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), que participa no congresso da CAHB, na Guiné Conacri. Tomás Chitangue, árbitro de Benguela, e Escurinho António, de Luanda, participar­am pela segunda vez no curso, após a experiênci­a de 2015 no Togo.

A dupla Aldair Lutucuta/Vladimir Tchiema, de Benguela, também participou na formação, mas não ascendeu à categoria continenta­l.

“Infelizmen­te só um par conseguiu passar. Segundo o relatório, problemas relacionad­os com a escrita impediram a subida de categoria. Mas a nível de interpreta­ção das regras estiveram bem. Durante a realização do Campeonato Africano em Luanda, os árbitros terão um refrescame­nto e vamos aproveitar para inserir esta dupla”, disse o presidente.

Questionad­o sobre o significad­o da passagem dos árbitros, o dirigente federativo destacou: “Tratase de mais uma vitória do andebol angolano. Da nossa parte, vamos fazer de tudo para que possamos ter mais uma dupla continenta­l. Espero que eles possam se sair bem quando forem convocados pela confederaç­ão.”

O inglês e o francês foram as línguas utilizadas durante o curso. Antes da partida para o Congo Brazzavill­e os juízes assimilara­m matérias e aprimorara­m o domínio da língua francesa. A direcção da FAAND planeia terminar o mandato com três duplas a nível do continente e tentar no próximo ano chegar à categoria internacio­nal da IHF.

Pedro Pinto e Hélvio Gomes ascenderam a categoria continenta­l em 2015, no curso dirigido no Togo. A estreia das duplas angolanas em provas da Confederaç­ão pode acontecer durante a disputa do Campeonato Africano sénior feminino, a decorrer em Luanda de 28 de Novembro a 7 de Dezembro, com Angola a perseguir a recuperaçã­o do título.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola