Jornal de Angola

Militares dominam trio de candidatos

1º de Agosto vai festejar o título em caso de igualdade com Libolo e Petro

- HONORATO SILVA |

A quatro jornadas da conclusão do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola ZAP, cresce o tom da discussão em torno do vencedor da prova, numa altura em que o trio formado por 1º de Agosto, Recreativo do Libolo e Petro de Luanda corre isolado do resto da concorrênc­ia, com os militares do Rio Seco em vantagem em todos os itens de desempate.

O cenário de igualdade a três dá vantagem ao 1º de Agosto, por somar sete pontos, contra três do Libolo e dois do Petro, visto que no confronto directo os agostinos venceram os campeões nacionais (3-1), em Luanda, empataram (0-0) na vila de Calulo e triufaram (1-0) diante dos tricolores, que terminaram os dois jogos frente à equipa do Cuanza Sul com igualdade a uma bola.

Na eventualid­ade de terminar com os mesmos pontos do Recreativo do Libolo, o 1º de Agosto conquista o título, por levar vantagem nos jogos entre si. Já em relação ao Petro, o desempate é feito tendo como base a diferença de golos, pois para ganhar ascendente sobre os arqui-rivais os tricolores são obrigados a vencer sempre por uma margem de dois tentos.

A decisão de uma hipotética igualdade entre o Recreativo do Libolo e o Petro de Luanda é feita pela diferença do total de golos marcados e sofridos na prova pelas equipas, por estarem empatadas no confronto directo, cenário que faz crescer o interesse dos adeptos.

Depois da disputa renhida da edição passada, que culminou na consagraçã­o do Libolo, igualado a 60 pontos com o 1º de Agosto, os rubros e negros parecem mais bem preparados para materializ­ar a conquista do seu décimo título que foge há dez anos. Na segunda temporada completa à frente da equipa, o bósnio Dragan Jovic pode proporcion­ar aos exigentes adeptos do clube militar o prazer do tão desejado feito.

Em caso de pleno de vitórias nos jogos que restam para o término do campeonato, o 1º de Agosto chega aos 69 pontos, enquanto o Libolo e o Petro atingem os 66, sendo que militares e petrolífer­os do Eixo Viário encerram a temporada no maior clássico do futebol angolano, quando o Libolo vai à cidade do Lubango defrontar o Desportivo da Huíla. Na 27ª jornada, a ser disputada neste fim-de-semana, o Petro de Luanda defronta o ASA, o Libolo visita o Progresso Sambizanga e o 1º de Agosto mede forças com o reanimado Kabuscorp do Palanca de Romeu Filemon. Na ronda 28, o calendário reserva para o trio de candidatos os emparceira­mentos Interclube-1º de Agosto, Petro de Luanda-Progresso Sambizanga e Sagrada EsperançaR­ecreativo do Libolo, para, na 29ª, jogarem Benfica de Luanda-Petro de Luanda, 1º de Agosto-ASA e Recreativo do Libolo-Porcelana FC.

Empossado há uma semana para mais um mandato na condução dos destinos do Petro, uma das maiores forças do desporto angolano e do continente, Tomás Faria lançou um anátema em torno da supremacia do 1º de Agosto na competição, por considerar resultado do atropelo da verdade desportiva. Num discurso distanciad­o da grandeza do clube que representa, o presidente dos tricolores sugeriu a dedução de dois dos três pontos conquistad­os pelos militares no jogo da primeira volta, por irregulari­dade no lance do golo de Gelson, criando um quadro de igualdade a 55 pontos entre as equipas.

Entrevista­do pelo Jornal dos desportos, Faria foi peremptóri­o: “Acho que o 1º de Agosto é sempre a equipa mais fácil de defrontar... não rem equipa para jogar com o Petro, apesar de reconhecer que tem bons talentos e bons executante­s...”

Os registos da presente edição do Girabola apontam para erros de arbitragem a prejudicar, nalgumas jornadas, os adversário­s dos três concorrent­es à conquista do título, daí ser impossível alguém se considerar apenas lesado, já que os benefícios têm tocado a todos.

 ?? JOSÉ SOARES ?? Médio ofensivo Carlinhos tem sido um dos destaques no cresciment­o competitiv­o da equipa petrolífer­a orientada pelo brasileiro Roberto Bianchi
JOSÉ SOARES Médio ofensivo Carlinhos tem sido um dos destaques no cresciment­o competitiv­o da equipa petrolífer­a orientada pelo brasileiro Roberto Bianchi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola