Washing­ton e Mos­co­vo re­to­mam diá­lo­go

Ces­sar-fo­go e en­tre­ga de aju­da a ci­vis são dis­cu­ti­dos ho­je em Lau­sa­na

Jornal de Angola - - MUNDO -

A ci­da­de suí­ça de Lau­sa­na aco­lhe ho­je uma reu­nião in­ter­na­ci­o­nal so­bre a Sí­ria, en­tre os che­fes da di­plo­ma­cia nor­te-ame­ri­ca­na, John Ker­ry, e rus­sa, Ser­guei La­vrov, no pri­mei­ro en­con­tro des­te ti­po, des­de que Washing­ton anun­ci­ou o con­ge­la­men­to das ne­go­ci­a­ções so­bre um ces­sar-fo­go.

La­vrov e Ker­ry es­tão de acor­do com es­sas con­ver­sa­ções pa­ra “cri­ar as con­di­ções de uma so­lu­ção pa­ra a cri­se sí­ria com paí­ses-cha­ve da re­gião”, re­fe­re um co­mu­ni­ca­do ofi­ci­al rus­so.

Em en­tre­vis­ta quin­ta-fei­ra à CNN, La­vrov dis­se que es­sas dis­cus­sões de­ve­rão in­cluir a Tur­quia, a Ará­bia Sau­di­ta e tal­vez o Qa­tar.

“Pre­fe­ri­mos um en­con­tro res­tri­to, co­mo uma reu­nião de ne­gó­ci­os, ao in­vés de um de­ba­te ti­po As­sem­bleia Ge­ral da ONU”, ex­pli­cou o mi­nis­tro rus­so dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros.

Uma fon­te do De­par­ta­men­to de Es­ta­do nor­te-ame­ri­ca­no con­fir­mou a re­a­li­za­ção do en­con­tro. O De­par­ta­men­to de Es­ta­do nor­te-ame­ri­ca­no ti­nha anun­ci­a­do uma ou­tra reu­nião, em Lon­dres, en­tre Ker­ry e os seus par­cei­ros eu­ro­peus pa­ra es­ta se­ma­na.

Ker­ry vai as­sis­tir às du­as reu­niões, pa­ra dis­cu­tir “um en­fo­que mul­ti­la­te­ral pa­ra re­sol­ver a cri­se na Sí­ria, que in­clua uma ces­sa­ção da vi­o­lên­cia e a re­to­ma­da da aju­da hu­ma­ni­tá­ria”, afir­mou o por­ta-voz do De­par­ta­men­to de Es­ta­do nor­te­a­me­ri­ca­no, John Kirby.

O Pre­si­den­te fran­cês, Fran­çois Hol­lan­de, e a Chan­ce­ler ale­mã, An­ge­la Mer­kel, por sua vez, pe­di­ram ao Pre­si­den­te rus­so, Vla­di­mir Pu­tin, que se com­pro­me­ta com um ces­sar­fo­go na Sí­ria.

Nu­ma con­ver­sa por te­le­fo­ne, os dois lí­de­res in­sis­ti­ram em re­cor­dar so­bre a ur­gên­cia de um ces­sar-fo­go e do en­vio de aju­da hu­ma­ni­tá­ria.

“His­te­ria em tor­no da Rús­sia”

O Pre­si­den­te Vla­di­mir Pu­tin acu­sou, quar­ta-fei­ra, a Fran­ça de ten­tar “in­fla­mar a si­tu­a­ção” na Sí­ria ao for­çar a Rús­sia a ve­tar uma re­so­lu­ção da ONU so­bre o fim dos bom­bar­de­a­men­tos no país.

“Os fran­ce­ses apre­sen­ta­ram uma re­so­lu­ção, mes­mo sa­ben­do que não se­ria adop­ta­da pa­ra ob­ter um ve­to, in­fla­mar a si­tu­a­ção e ati­çar a his­te­ria em tor­no da Rús­sia”, de­cla­rou Pu­tin du­ran­te um dis­cur­so num fó­rum eco­nó­mi­co em Mos­co­vo.

“Nós é que te­ría­mos que fi­car ofen­di­dos, não os nos­sos par­cei­ros por es­ta si­tu­a­ção. Is­to cha­ma-se in­flu­en­ci­ar ou chan­ta­gem. Mas, com a Rús­sia, não te­rá re­sul­ta­do”, afir­mou Pu­tin, que, no en­tan­to, pre­fe­riu abran­dar o te­ma ao rei­te­rar mais uma vez a sua re­la­ção de ami­za­de com a Fran­ça e com Hol­lan­de.

O ve­to da Rús­sia dei­xou as re­la­ções en­tre Pa­ris e Mos­co­vo ten­sas, tan­to que, na ter­ça-fei­ra, o Krem­lin anun­ci­ou que o Pre­si­den­te Vla­di­mir Pu­tin ti­nha can­ce­la­do uma vi­si­ta a Pa­ris pre­vis­ta com an­te­ce­dên­cia.

O Mi­nis­té­rio da De­fe­sa rus­so de­nun­ci­ou tam­bém, na quar­ta-fei­ra, a “his­te­ria rus­só­fo­ba” do che­fe da di­plo­ma­cia bri­tâ­ni­co, Bo­ris John­son, que pe­diu que fos­sem re­a­li­za­das ma­ni­fes­ta­ções di­an­te da Em­bai­xa­da da Rús­sia em Lon­dres, pa­ra pro­tes­tar con­tra os bom­bar­de­a­men­tos na Sí­ria.

“Há tem­pos, não se po­de le­var a sé­rio a his­te­ria rus­só­fo­ba ali­men­ta­da re­gu­lar­men­te por al­guns mem­bros do es­ta­blish­ment bri­tâ­ni­co”, de­cla­rou o por­ta-voz mi­li­tar rus­so Igor Ko­nashen­kov, num co­mu­ni­ca­do. A ten­ta­ti­va de Bo­ris John­son de “acu­sar a Rús­sia de to­dos os pe­ca­dos não pas­sa de uma tem­pes­ta­de em co­po d'água”, as­se­gu­rou, pe­din­do ao che­fe da di­plo­ma­cia bri­tâ­ni­co que apre­sen­te pro­vas do en­vol­vi­men­to de Mos­co­vo nos cri­mes de guer­ra na Sí­ria, atri­buí­dos à Rús­sia pe­los paí­ses oci­den­tais.

REU­TERS

John Ker­ry e Ser­guei La­vrov vol­tam a fa­lar de paz pa­ra a Sí­ria ape­sar das di­fe­ren­ças de opi­nião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.