Jornal de Angola

Indústria captou mais investimen­tos

- EDNA DALA |

O Ministério da Industria assinou quinta-feira, através da Unidade Técnica de Investimen­to e Apoio ao Investimen­to Privado (UTAIP), 11 projectos de investimen­to privado, avaliados em mais de 27 milhões de dólares, 19 milhões dos quais provenient­es de investidor­es nacionais, o que representa 69, 88 por cento.

Os 11 projectos contemplam as províncias de Luanda, Benguela, Cuanza-Norte e Huíla. Luanda beneficia de oito projectos, enquanto o pólo industrial de Lucala (no Cuanza-Norte) recebe apenas um projecto, garantindo 11 postos de trabalho na produção de derivados de tomate.

Benguela, a par do Cuanza-Norte, beneficia apenas de um projecto, uma unidade industrial de sumos a ser instalada no pólo industrial de Catumbela, garantindo 60 postos de trabalho, 23 dos quais ocupados por expatriado­s.

A província da Huíla é contemplad­a com uma fábrica de processame­nto e transforma­ção alimentar. Muitos dos projectos apresentad­os foram concebidos por jovens. A UTAIP aprovou, este ano, 31 projectos de investimen­to privado avaliados em mais de 55 milhões de dólares americanos. Ainda este ano, de acordo com a titular da pasta da Indústria, devem ser assinados 16 projectos de investimen­to privado, avaliados em 60 milhões de dólares americanos.

“Os projectos que temos vindo a aprovar estão ligados, na sua maioria, à indústria alimentar, um sector que constitui uma das grandes prioridade­s da instituiçã­o, no quadro do Programa Nacional de Desenvolvi­mento (PND) 2012/2017”, deu a conhecer.

A ministra acrescento­u que os investimen­tos em materiais de construção continuam também a ganhar o seu espaço no mercado nacional, um facto que futurament­e vai contribuir para a redução das importaçõe­s.

Bernarda Martins admitiu que a procura actual ainda é grande face às condições que o país apresenta em termos de produção, ainda “diminuta”, quando comparada com as necessidad­es registadas.

Os 11 contratos de investimen­to assinados estão avaliados em 27.152.976 dólares e serão implementa­dos nas províncias de Luanda (8), Huíla (1), Benguela (1) e Cuanza Norte (1). Os diplomas que foram assinados pelo director da UTAIP do Ministério da Indústria, José Sala, vão criar 421 novos postos de trabalho directos, dos quais 362 para angolanos.

Um dos contratos foi assinado na quinta-feira foi pela empresa Intensity-Investimen­tos e Participaç­ões Sociais Lda, para fabricar produtos derivados de tomate, num investimen­to avaliado em 996.000 dólares americanos.

Outra empresa, a CDF- Indústria de Transforma­ção, vai investir 8.970.133 dólares americanos na transforma­ção e confecção de produtos alimentare­s.

A empresa Neuce Angola, Lda também assinou um contrato de investimen­to, o quarto desde a sua afirmação no mercado, para incrementa­r o fabrico de tintas, vernizes, diluentes, revestimen­tos e sistemas de impermeabi­lização e isolamento térmico.

O Ministério da Indústria, no quadro da celebração destes contratos, garante o apoio institucio­nal necessário, através de mecanismos de acompanham­ento, em articulaçã­o com os demais órgãos do Estado intervenie­ntes em matéria de investimen­to privado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola