Jornal de Angola

Recreativo do Kilamba abre desfile central

Semba-varina continua a ser o estilo com maior representa­ção no Entrudo

- ROQUE SILVA |

Os grupos União Recreativo do Kilamba, União Angola Independen­te e Cassules Kazukuta do Sambizanga abrem os desfiles competitiv­os das classes Ae B (adultos) e C (infantil), respectiva­mente, da 39ª edição do Carnaval de Luanda, a ter lugar de 25 a 28 de Fevereiro de 2017, na Marginal da Praia do Bispo, em Luanda.

O Recreativo do Kilamba, do distrito urbano do Rangel, criado no ano passado por antigos membros do União Sagrada Esperança e vencedor da classe B, abre o desfile central do Carnaval 2017, em Luanda, marcado para o próximo dia 28 de Fevereiro.

O sorteio realizado quinta-feira, na Liga Africana, pela Empresa Nacional de Lotarias de Angola determinou a seguinte ordem de desfile para a classe A (adultos): União Sagrada Esperança, União Kazukuta do Sambizanga, Sagrada Esperança, Kiela, Povo da Samba, 10 de Dezembro, 54, Mundo da Ilha, Kabocomeu, Jovens da Cacimba, Etu Mudietu, Njinga Mbande, 17 de Setembro e Twabixila.

O desfile da classe B, com 15 grupos à procura de ascensão ao escalão principal, realiza-se no próximo dia 26 de Fevereiro, com a seguinte ordem: o primeiro a pisar a pista é o União Angola Independen­te, seguido do Domant, Jovens do Mucuaxi e Dimba dya Ngola. Seguem-se o União Giza, Unidos do Zango, Café de Angola, Imbondeiro do Cazenga, Unidos do Kilamba Kiaxi, Kwanza, Twafundumu­ka, Geração Sagrada, Juventude do Kapalanga, Geração do Mar e Amazonas do Prenda.

O sorteio, realizado sob orientação da Comissão Preparatór­ia do Carnaval de Luanda, ditou que o desfile infantil, marcado para o próximo dia 25 de Fevereiro, é aberto pelos representa­ntes do estilo kazukuta, os Cassules Kazukuta do Sambizanga. A ordem do desfile, com 15 grupos, tem como sequência os Cassules Geração Sagrada, Juventude do Kilamba Kiaxi, Fogo Negro, Hoji-ya-Henda, Mundo da Ilha, Twafundumu­ka, Amazonas do Prenda, Sagrada Esperança, 10 de Dezembro, Petrolífer­os, Viveiros do Njinga Mbande, 54, Jovens da Cacimba e Café de Angola.

A dança semba-varina continua a ter o maior número de praticante­s, uma vez que a kazukuta, a cabetula e a cabecinha são exibidas cada uma por um grupo das classes de adultos e infantil.

A coreografi­a (dança), canção, corte, painel, alegoria, comandante e falange de apoio continuam a merecer a avaliação do júri, numa edição que tem como estreantes, na classe B, os Unidos do Zango e o Imbondeiro do Cazenga.

O ensaio técnico acontece no dia 18 de Fevereiro, na Marginal da Praia do Bispo, uma semana antes da realização dos desfiles competitiv­os.

No dia 1 de Março de 2017, quartafeir­a das mabangas, é divulgada a classifica­ção geral e, três dias depois, realiza-se a cerimónia de entrega dos troféus e prémios aos vencedores.

A edição passada do Carnaval de Luanda foi conquistad­a pelo União Njinga Mbande, na classe A, União Recreativo do Kilamba, na B, e os Cassules Viveiros do Njinga Mbande, na infantil.

 ?? SANTOS PEDRO ?? Grupo carnavales­co vencedor da classe B na edição passada é o primeiro a desfilar no acto central
SANTOS PEDRO Grupo carnavales­co vencedor da classe B na edição passada é o primeiro a desfilar no acto central

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola